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sábado, 1 de junho de 2013

Atendimento Básico/Primário - UBS




1.1 - A porta de entrada para o SUS

Qualquer cidadão residente em Ribeirão Preto, que necessitar de um atendimento em saúde, deve procurar a UBS - Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Elas são consideradas a porta de entrada para o SUS - Sistema Único de Saúde.

1.2 – O que levar quando for a unidade

1.2.a – Primeiro atendimento
Quando o cidadão não for usuário do sistema, na sua primeira ida a unidade, será feito o cadastramento (nº Hygia), sendo necessário:
- Identidade ( RG/ CPF/ CNS )
- Comprovante de residência, preferencialmente, no nome do usuário.

1.2. b- Sempre que for a uma consulta:
- Procure chegar com 15 minutos de antecedência
- Não esquecer de levar o seu cartão da unidade (nº Hygia).
- Levar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Caso o usuário não tenha, deverá providenciar - Clique aqui. 

1.3 - Como agendar uma consulta

A primeira consulta, considerada de atenção básica como clínico-geral, pediatria e ginecologia-obstétrica, é agendada nas UBS.

O usuário poderá agendar diretamente na UBS ou através do teleagendamento: 0800 – 770-1160 (é necessário ter o cartão da unidade).
 
1.4 - Serviços oferecidos na maior parte das UBS:
- Clínica Médica
- Ginecologia e Obstetrícia - Pediatria
- Odontologia
- Enfermagem – vacina – teste do pezinho
- PIC - Programa de Integração Comunitária
- Assistência Domiciliar
- Acompanhamento de famílias cadastradas
- Programa de Agentes Comunitários
- Farmácia

* Verificar antes os horários de funcionamento e serviços oferecidos
 

1.5 - A organização dos serviços das UBS

Toda unidade tem um gerente responsável (gestor local) e, grande parte, uma comissão local de saúde (participação dos usuários) – Informe-se durante o seu atendimento.
 

2 - Atendimento Especializado – UBDS - Unidades Especializadas – Serviços Conveniados.

Sempre que o problema de saúde do usuário não puder ser resolvido pelos médicos, dentistas ou outro profissional do atendimento básico, o usuário será encaminhado a um especialista.
Este encaminhamento será feito com uma guia de referência, onde constará o local, a data e o horário do atendimento.
O atendimento poderá ser feito em uma das unidades especializadas da própria Secretaria Municipal de Saúdeou em algum outro estabelecimento de saúde conveniado.
 
3 - Atendimento Hospitalar- Hospitais integrantes do SUS

Este atendimento será feito através do Complexo Regulador. O paciente será encaminhado para os hospitais integrantes do SUS, com uma guia de referência.
O profissional de saúde que está atendendo ao paciente é informado pelo Complexo Regulador, para qual hospital o paciente deverá ser encaminhado. Este sistema é um instrumento que, antes de qualquer coisa, garante maior agilidade no atendimento, evitando que o paciente fique andando, de um hospital a outro, à procura de vaga para internação.

4 - Atendimento de urgência e emergência/UBDS – PA (Pronto Atendimento)

As UBDS funcionam 24 horas para o atendimento de urgência e emergência.
- Os usuários deverão se dirigir as UBDS quando ocorrer:
- Febre Alta, desmaios, acidentes, convulsões; agressões, físicas, afogamentos, quedas, hemorragias, ferimentos, crises, de falta de ar, queimaduras, envenenamentos, dores intensas, fraturas, etc.
- Não procure o P.A para: Atestados médicos, trocas de receitas e encaminhamentos para especialistas.
 

5 – SAMU - 192

O telefone 192 é o acesso ao serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de Ribeirão Preto (SAMU).
O que o SAMU atende: Casos graves e que necessitam de atendimento imediato e/ou encaminhamento a um hospital ou unidade de pronto atendimento, tais como, quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos à bala, gestantes em trabalho de parto, casos clínicos agudos com risco de vida.
Como acessar: Ligando no 192, de qualquer telefone. No caso de telefone público (orelhão), não há a necessidade de colocar fichas – a ligação é gratuita.
Ao ligar para o 192:
- Diga o motivo do chamado de forma rápida e clara;
- Diga o seu nome e de onde está ligando;
- Responda corretamente às perguntas feitas, as respostas dadas ajudarão a decidir qual o recurso disponível e indicado na hora e local solicitado;
- Forneça o endereço (rua, avenida, número, bairro) correto de onde está a vítima indicando, preferencialmente, pontos de referência e como chegar mais facilmente ao local. Para diminuir o tempo de chegada do SAMU ao local, solicite que alguém sinalize para a viatura quando esta estiver próxima. Se for residência, quando possível, solicite que alguém permaneça na porta;
- Informe, em casos de acidentes de trânsito, o número de vítimas e se há alguém preso em ferragens.
Importante:
- Siga atentamente as orientações passadas por telefone, enquanto aguarda a chegada da ambulância, assim, não desligue até que sejam passadas todas as informações necessárias;
- Nunca remova o acidentado em casos de acidente ou queda, pois poderá agravar ou provocar outras lesões, especialmente de coluna cervical;
- Não mexa na vítima! Chame o socorro pelo número 192;
- Mantenha a calma;
- A ansiedade em ajudar pode agravar a situação da vítima;
- Caso haja piora do estado da vítima, ligue novamente e repasse as atuais condições da vítima. 

6 – SAD - Serviço de Atenção Domiciliar

População alvo 

Qualquer pessoa residente em Ribeirão Preto, que se enquadre nos critérios do SAD:
- Pessoas com dependência total ou parcial (agravos que impeçam a plena autonomia para locomoção e o autocuidado);
- Pessoas necessitando de cuidados especiais que possam ser desenvolvidos no domicílio;
- Pessoas com doenças transmissíveis, necessitando de cuidados específicos e educação em saúde;
- Pessoas consideradas em iminência de risco ou agravo à saúde, pelos profissionais das unidades de saúde, núcleos de saúde da família (NSF), profissionais dos programas da SMS, bem como instituições da comunidade e população.

A Atenção Domiciliar (AD) não estará indicada, quando:
- Paciente não apresenta incapacidade, nem dependência total ou parcial (estando fora da população alvo);
- Por falta de cuidador;
- Descrição do domicílio: não tem infra-estrutura para acomodar o paciente; não tem mínimas condições de higiene e de moradia.
- A possibilidade da família ou o paciente assumir o seu cuidado, integralmente;
- A possibilidade do paciente ou a família não desejarem a AD;
- Pela institucionalização do paciente;
- E também pela não estabilidade do paciente, necessitando intervenção hospitalar.
Como o serviço é acionado:
Qualquer pessoa poderá solicitar o serviço do SAD, dirigindo-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A solicitação para visita domiciliar será sempre preenchida por um profissional de saúde. O profissional da saúde preencherá a solicitação para visita domiciliar (UBS/UBDS, ambulatórios de especialidades, hospitais e outros) e deverá encaminhá-la a Unidade de Saúde de referência do paciente, para a avaliação do enfermeiro que servirá de pré-triagem.

O enfermeiro verificará itens do protocolo do SAD, que são dados relevantes para o atendimento integral do paciente

7 – Assistência Farmacêutica

Acesso aos medicamentos padronizados pela Rede Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde fornece aos munícipes os medicamentos essenciais padronizados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - Remume. 
Para se ter acesso a esses medicamentos é necessário à apresentação de receita médica e cartão de matrícula da unidade de saúde. 
É importante salientar que para alguns medicamentos podem ocorrer peculiaridades que serão esclarecidas na farmácia da unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Para saber se os medicamentos de que necessita são padronizados acesse o site da SMS clique em assistência farmacêutica e depois em Remume para consulta.

Sugerimos que procure o(a) farmacêutico(a) da unidade de saúde mais próxima de sua residência que poderá analisar a receita e orientar cada caso.

Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, anteriormente denominado de medicamentos de alto custo (Programa de Medicamentos Excepcionais)
O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde sob gestão Estadual que recebe financiamento federal e o co-financiamento é de responsabilidade estadual.
A dispensação desses medicamentos é realizada pela Farmácia Especializada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, situada no Campus Universitário. Site de consulta e informações www.hcrp.fmrp.usp.br, Nesse link constam inclusive os novos protocolos estaduais e seus respectivos formulários específicos.

Acesso aos medicamentos da Farmácia da Gente
A Farmácia da Gente é um projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do município de Ribeirão Preto. Tem como objetivo complementar o programa de distribuição gratuita de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, orientar sobre o uso correto de medicamentos, dos riscos da automedicação e da importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento.

Doação: 0800-772.7213, ou pessoalmente Rua Cerqueira César, 383 – Centro
Horário de atendimento das 8h às 18h, de segunda à sexta feira.



Acesso aos medicamentos da Farmácia Popular
A Farmácia Popular é um programa destinado a atender toda população, dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios.

A única condição para aquisição dos medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Tal exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicação ou mascarar sintomas de doenças importantes.Todos os medicamentos são disponibilizados a preço de custo.
Possui uma lista selecionada de medicamentos a preço de custo, com o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos por parte da população, inclusive a atendida por serviços privados de saúde.
A lista é composta de 106 medicamentos classificados como essenciais, e também pelo preservativo masculino. Os remédios atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população.
   
Horário de Funcionamento e Local:
De segunda a sexta-feira - das 8h às 18h - aos sábados das 8h às 12h.
1- Unidade Rodoviária - Av. Jerônimo Gonçalves, s/nº, Rodoviária.
Fones: 3632.3067 e 3632.3324

2- Unidade Bonfim Paulista - Rua Carlos Norberto, 277
Fone: 3972.2868

Veja Mais


8 - Composição da Secretaria Municipal da Saúde – SMS
  • 01 UPA - Unidade de Pronto Atendimento
  • 05 Unidades Básicas Distritais de Saúde
  • 28 Unidades Básicas de Saúde
  • 14 Unidades Saúde da Família
  • 01 Unidade Básica Especializada Infantil - PAM II
  • 29 Equipes de Saúde da Família
  • 01 Laboratório do Município (Patologia e Citologia)
  • 01 Ambulatório Regional de Especialidades – NGA 59
  • 01 Ambulatório de Especialidade para Crianças – PAM II
  • 03 Centros de Ref. Moléstias Infecto Contagiosas (CTA Alexander Fleming SimioniCTA Vila Virgínia e Central)
  • 01 Núcleo de Atenção à Pessoa Deficiente – NADEF
  • 03 Ambulatórios de Saúde Mental (1- Regional, 1 Central e 1 no Distrito Oeste)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS ad (Sanatório Espírita Vicente de Paulo)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS III (Sanatório Espírita Vicente de Paulo)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS II (Semi Internação)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS i (Infantil)
  • 17 Residências Terapêuticas – sendo:
    07 – Sanatório Vicente de Paulo - (Município)
    10 – Centro Espírita Caminho da Luz - (Estado)
  • 01 Centro de Saúde do Trabalhador - CEREST
  • 05 Centros Distritais de Vigilância em Saúde
    Divisão de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos
    Divisão de Controle de Zoonoses
  • 02 Farmácias Populares:
    01 – Rodoviária
    01 – Bonfim Paulista


9 - Prestadores Hospitalares
  • Fundação Santa Lydia
  • Sociedade Beneficente e Hospitalar Sta. Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
  • Sociedade Portuguesa de Beneficência Hospital Imaculada Conceição
  • Hospital São Francisco S/C Ltda
  • CECEB -  Centro Clínico Electro Bonini-UNAERP
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo (Campus e UE)*
  • Hospital Estadual de Ribeirão Preto*
  • Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto - Santa Tereza*
  • MATER - Fundação Maternidade Sinhá Junqueira * 
* Serviços que estão sob gestão estadual que compõe a rede de assistência a saúde

10 - Prestadores Ambulatoriais
  • AMA – Associação dos Amigos do Autista
  • Rarev – Fundação de Ribeirão Preto Apoiando a Recuperação de Vidas
  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
  • Barão de Mauá – Ambulatório Dr. Domingos J. B. Spinelli
  • Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP
  • FAEPA - Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência
  • Laboratório de Citopatologia e Patologia Cirúrgica.
  • Mac Mic. Análises Clínicas Laboratório João Sabbag Ltda.
  • Laboratório de Mic e Análises Clínicas Dr. Mello Ltda.
  • Hospital São Paulo de Clínicas Especializadas - TRS
  • Serviço Nefrologia de Ribeirão Preto - TRS

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