Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

15° desafio B.U. 2° Tema: Pessoa que faz a diferença.



Pessoa que faz a diferença pelo seu trabalho social.

 Legião da Boa Vontade (LBV), CNPJ nº 33.915.604/0001-17, é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica e altruística, sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho socioeducacional. Fundada em 1º de janeiro de 1950 (Dia da Confraternização Universal), por Alziro Zarur (1914-1979), tem como diretor-presidente José de Paiva Netto.










Referência internacional em Educação com Espiritualidade Ecumênica, a Instituição tem colaborado, desde seus primórdios, para a melhoria da qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal.Sua missão é: “Promover Educação e Cultura com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, na formação do Cidadão Planetário”.

Reconhecimento das Nações Unidas
A abrangência ampla dos programas e ações e a excelência no trabalho realizado permitiram que a LBV fosse a primeira organização brasileira do Terceiro Setor a associar-se, em 1994, ao Departamento de Informação Pública (DPI), órgão das Nações Unidas, e a conquistar na ONU, em 1999, o status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc). Em 2000, a Instituição passou a integrar a Conferência das Organizações Não-Governamentais com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo), em Viena, na Áustria.




Progresso sustentável e qualidade de vida
Por meio de suas iniciativas socioeducacionais, fomentadas há 61 anos, a LBV também apoia a ONU em diversas ações empreendidas pelo organismo, a exemplo da consecução dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), alguns dos mais importantes desafios globais, firmados em setembro de 2000. Naquela ocasião, os 192 países-membros da entidade aprovaram e assinaram uma declaração em que se definiu um conjunto de metas a serem alcançadas até 2015, a fim de melhorar a qualidade de vida da Humanidade e buscar a sustentabilidade do orbe terrestre.


Palmas TO.
Cestas de Natal as familias assistidas em Palmas TO



A LBV ainda colabora para a campanha mundial da ONU com a articulação de vários atores sociais, a realização de encontros e a disseminação de informações em cidades brasileiras, da América Latina e da Europa. De tais atividades surgiu a Rede Sociedade Solidária, que tem cooperado, de forma regionalizada, para uma atuação intersetorial de grande amplitude em prol do desenvolvimento sustentável e integrado.






Americana SP

Além de mobilizar a sociedade civil para a obtenção dos Objetivos do Milênio, a LBV age, na sede da ONU em Nova York, como vice-presidente do Comitê de ONGs sobre Espiritualidade, Valores e Interesses Globais, grupo ligado à Congo. O intuito desse comitê é contribuir para um debate aberto e prático acerca da importância da Espiritualidade no desenvolvimento global, ideia defendida pela Legião da Boa Vontade a partir de suas origens. Seminários e eventos sobre o assunto, de grande valia, têm sido promovidos, atraindo a atenção de autoridades mundiais.

Campo grandeValores
Com bases firmadas no espírito de cooperação, as ações da LBV pautam-se pelo sentimento espontâneo de Amor ao próximo, tendo como olhar especial a família e a participação efetiva dela na sociedade. Todas as iniciativas desenvolvidas buscam a promoção dos valores nascidos do Amor Universal, os quais dispõem o indivíduo para viver a Cidadania Ecumênica, pelo exercício pleno da Solidariedade Planetária, que está acima de crenças, descrenças, tradições, etnias ou qualquer fator de desagregação do Ser Humano.



A bandeira da Instituição é o Novo Mandamento de Jesus, o Cristo Ecumênico — “Amai- vos como Eu vos amei” (Evangelho, segundo João, 13:34) —, porque o Amor do Divino Mestre inspira Fraternidade, Espiritualidade, ecumenismo, companheirismo, igualdade, respeito mútuo e outros valores.
Encerramento do ano letivo;Brasilia DF

Atuação
Todo o trabalho da Legião da Boa Vontade é realizado por meio de suas unidades socioeducacionais e de campanhas de conscientização e de mobilização social.

O diferencial desse trabalho é a aplicação da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem vanguardeira proposta educacional criada pelo educador Paiva Netto e utilizada diariamente, com sucesso, nos programas desenvolvidos pela LBV em todo o País.


Unidades socioeducacionais
Localizadas em dezenas de cidades brasileiras, as unidades socioeducacionais da LBV são representadas por escolas de Educação Básica, lares para crianças e adolescentes e para idosos e Centros Comunitários e Educacionais.

Atenção ao Idoso


Atendimentos
Para que se tenha ideia da abrangência da atuação da LBV, vale destacar que a Entidade prestou, em 2010, o total de 8.508.482 atendimentos e benefícios a populações em situação de vulnerabilidade recebendo educação, cultura, alimentação e apoio nos campos da segurança, da saúde e do trabalho, com um diferencial: a Espiritualidade Ecumênica, que a LBV aplica em tudo o que empreende.


Equipe de voluntários
Torne-se voluntário e faça a diferença!



Ser voluntário não é apenas dispor de algumas horas para auxiliar a quem precisa. É muito mais do que isso: é enriquecer a alma, a mente e o coração com o simples ato de ajudar alguém; doar-se sem nada esperar em troca. É o gesto e a força da Solidariedade.

E cada um pode colaborar fazendo aquilo o que sabe. O desejo de contribuir e a disposição de assistir o semelhante, oferecendo-lhe respeito e Amor, é uma atitude Humana, além de ser um exercício de cidadania.

A Legião da Boa Vontade, desde sua fundação, em 1o de janeiro de 1950, sempre mobilizou milhares de voluntários que participam, de forma responsável, espontânea e consciente, dos programas que mantém em todo o Brasil, nesses mais de 60 anos de existência.

Há inúmeras atividades onde é possível participar, conheça algumas delas:
ducação e assistência social

— Alfabetização de adultos;
— Biblioteca e/ou brinquedoteca;
— Educação informal para crianças, jovens, adultos e idosos;
— Oficinas de capacitação profissional (corte e costura, informática, pintura em tecido e — em tela, arranjos florais, crochê, artesanato, culinária, artes plásticas, etc);
— Atividades de recreação;
— Mutirões para atendimento social e de saúde;
— Distribuição de refeições prontas;
— Palestras sobre prevenção de diversos tipos de doença;
— Narração de histórias;
— Orientação vocacional.

Saúde

— Cuidados e educação relativos à saúde;
— Campanhas e palestras preventivas (aids, drogas, alcoolismo, higiene, etc);
— Enfermagem e primeiros socorros;
— Atendimento médico (pediatria, ginecologia e obstetrícia);
— Atendimento odontológico;
— Atendimento fonoaudiológico;
— Atendimento psicológico;
— Musicoterapia;
— Massagem (shantala);
— Orientação nutricional.

Meio ambiente

— Campanha de preservação do meio ambiente;
— Coleta de material reciclável;
— Palestras sobre educação ambiental.

Cidadania

— Campanhas e programas de valorização da vida;
— Defesa dos direitos do cidadão;
— Palestras sobre valores éticos, sociais e espirituais;
— Assessoria jurídica;
— Serviços de atendimento telefônico e recepção;
— Campanhas de mobilização social (arrecadação de alimentos, material escolar, livros, brinquedos, agasalhos, etc).

Reconhecimento e incentivo ao voluntariado

— Criação de grupos;
— Campanhas de captação de novos voluntários.

Comunicação

— Redação e revisão (artigos, reportagens, etc);
— Tradução de textos;
— Trabalhos na área de criação (peças e anúncios publicitários);
— Criação e promoção de campanhas socioeducativas e de mobilização social.

Educação corporativa

— Educação à distância (e-learning);
— Consultoria e desenvolvimento de conteúdos.

Seja Voluntário! 

Clique aqui para informar seus dados básicos. Em breve entraremos em contato.>http://www.lbv.org/index.php/seja-voluntario


Eu sou voluntaria!
Bom final de semana meus queridos e queridas!

4 comentários:

quelsfs disse...

Amiga sua postagem está linda e rica.
Parabéns mais una vez!
Beijinh♥!

Roseli disse...

Menina, depois de ver a sua postagem realmente passo a conhecer o trabalho da LBV. É muito fácil ajudar mensalmente de sua própria casa, eu realmente não tinha conhecimento desse trabalho. Fico muito grata por sua postagem pois me abriu mais os olhos, à necessidade de ajudar ainda mais. Parabéns pelo seu voluntariado. Uma linda semana para ti e beijinhos carinhosos com certeza.
http:vidaslife-vidaslife.blogspot.com

Mamuska Fomm disse...

Olá querida! Só por isto já valeu a pena ter postado!Obrigada pela visita, e que vce tenha uma semana repleta de realizações felizes!


Bjks!

Mamuska Fomm disse...

"Brigadin! Quel minha querida! Suas visitam são verdadeiros tesouros!
Uma semana iluminada é o que lhe desejo!