Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Campanha alerta que Hanseníase tem cura


Campanha alerta que Hanseníase tem cura
 

O Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase, da Secretaria da Saúde, inicia neste sábado, dia 4, a Semana de Prevenção à Hanseníase, que tem a finalidade de divulgar à população os principais sinais e sintomas da doença, diagnóstico e tratamento precoce para diminuir as sequelas incapacitantes.
O Dr. Móvel, equipamento itinerante da Secretaria da Saúde, estará estacionado na esplanada do Theatro Pedro II, das 9h às 13h, distribuindo material informativo, fazendo avaliação de manchas suspeitas e triagem. “Toda a nossa equipe e parceiros estarão envolvidos nesta ação”, explica a enfermeira Lis Aparecida de Souza Neves, coordenadora do Programa.
Esta campanha, que visa marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase,  contará com atividades desenvolvidas em parceria com o Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase-, Sociedade Brasileira de Hansenologia, Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária/Hanseníase do Hospital das Clínicas da FMRP-USP e Instituto Corpore.
A hanseníase é uma doença milenar e estigmatizada, pouco conhecida pela população e até no meio médico. No Brasil, a maioria dos casos ocorre principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. “O município de Ribeirão Preto recebe grande fluxo migratório, por isso devemos estar constantemente atentos para o diagnóstico e tratamento dos pacientes, diminuindo a possibilidade de sequelas”, completou ela.
Segundo a enfermeira, os sintomas mais comuns da hanseníase são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, área de pele seca com falta de suor, queda de pelos ou ausência de sensibilidade; sensação de formigamento na pele, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; diminuição da força dos músculos das mãos e pés. “As pessoas que apresentarem qualquer um destes sinais, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para uma avaliação”, alerta a enfermeira.

Nenhum comentário: