Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lei cidade Limpa desnuda o centro comercial de Ribeirão preto.



Bem, creio que posso me considerar uma  saudosista, bairrista, conservadora, que mantem uma luta íntima entre a certeza da necessidade do progresso e suas consequencias, e um enorme pesar com o abandono do antigo. São os renascimentos a que estamos sujeitos; os seres e as coisas.

Quem esteve fora de Ribeirão Preto e por aqui chegar nos últimos dias, certamente que muito extranhará o seu visual, perderá os pontos de referencia, e terá dificuldades  de encontrar uma ou outra loja que costumava frequentar.

Estavamos habituados com um  número assustador de placas, na verdade placonas, cartazes, etc, lançados  sobre as calçadas, 
agora depararemos com prédios nus,
 sujos feios, cheios de ganbiarras pra segurar as tais ‘placonas’, um emaranhado de fios aéreos entrecruzando, e ficaremos espantados com com os predios arquitetônicos belíssimos e muito mal conservados. São faxadas tão belas que  custa-me acreditar ter sobrevivido por tantos anos escondidos atras das ‘placonas’.







  
Quando fui  convidada a opinar como cidadã comum sobre a necessidade da aprovação da Lei da Cidade Limpa, não tinha real ideia da sua importancia, porém, confiando na visão dovereador Marcelo Palinkas (que foi quem me contactou), opinei favoravelmente a criação da lei. Agora sinto-me satisfeita e feliz por ter feito parte deste projeto, por ter podido contribuir com meu voto a favor. Também penso que a grande maioria dos Ribeirao pretanos mais  jovens, não tinham ideia do real  visual de nosso Boulevar. 
Não só no centro, como por toda a cidade, assistimos o renascer de uma ‘nova ‘ cara de Ribeirão Preto.


O engraçado disso, é que casas cmerciais tradicionais, ficam por algum tempo irreconhecíveis, eu senti dificuldade para localizar uma ou outra. Por outro lado vejo com satisfação os resultados. As que já conseguiram completar as reformas e adequações se apresentam mais bonitas, elegantes e o bom gosto vem tomando lugar, acho que quando retirarem os emaranhados de fio aéreos, teremos uma cidade muito mais bonita e agradável de se visitar.
Ribeirão Preto, guarda prédiios de arquitetura maravilhosa, com belíssimos detalhes que foram sendo escondidos por anos a fio, pelas placonas desordenadas, na guerra de chamar clientelas para o comercio.





Sou fascinada por alguns predios de nossa cidade, como o da esquina Florencio de Abreu com Alvares Cabral, ou o da Rua Duque de Caxias com Tibiriça, pra citar apenas dois.

Florenço de Abreu C/ Alvares Cabral
E tem um outro, creio que na Viconde de Inhauma, se não o demoliram. Morro de pezar ao ver esse prédios ao sabor do tempo, sem conservação; Penso que pela sua história, e dos seus antigos proprietários deveriam ser sim conservados, restaurados, e suas histórisa deveriam ser repassadas para os nossos jovens. Um povo tem o dever de valorizar a sua história!



Prédio do Hotel Brasil-tombado mas não restaurado

Uma coisa porém, me incomda; qa falta de padronização das cores. Penso que se não tiverem cuidado, todo esse trabalho corre o risco de perder um tanto da beleza e da harmonia pretendida. Digo isto, porque como a lei atinje toda a cidade, já podemos ver uma salada de cores berrantes que cansa a visão tanto quanto as ‘placonas’, e tudo o mais que vem sendo retirado.


 Um comerciante calcou a mão num roxo fúnebre, outro em seguida apostou no laranja, aí vem um vermelhão, o seu vizinho num azulão, cotrastando com o verdão do vizinho do lado, e tudo fica  parecendo suporte de esmalte de manicure, com cores berrantes, cintilantes, estonteantes;


Mas o grande ganho da cidade, na verdade são para com a sua arquitetura, aliás, a administração está de parabéns; Vim para  Ribeirão Preto a 40 anos, e jamais vi uma administração tão empreendedora e com resultados tão satisfatórios, com decisões e ações tão felizes! Já disse que a nossa cidade está linda, bem cuidada, bem tratada; Claro que ainda há muito o que ser feito, mas o que temos até aqui é de altíssimo padrão.
Parabéns aos cidadãos Ribeirão Pretano, aos comerciantes e empresários que entenderam e aderiram a renovação. Ribeirão Preto merece ser tratada com todo esse carinho.

Parabéns senhora prefeita Darcy Vera, estamos orgulhosa de Você!

Nenhum comentário: