Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O QUE FAZEMOS COM O LIXO QUE PRODUZIMOS?

Coordenadoria de Limpeza recolhe, em média, 15 sofás depositados em calçadas diariamente
A prefeitura possui serviço de recolhimento que funciona com agendamento. Materiais depositados calçadas e vias públicas irregularmente representam perigo à população





Foto Carlos Natal

Equipe da Coordenadoria de Limpeza recolhe sofá em via pública


A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Resíduos Verdes, departamento da Coordenadoria de Limpeza, recolhe das vias públicas da cidade, entre ruas, calçadas, terrenos e praças, uma média diária de 15 sofás, depositados irregularmente por parte da população.

Os locais com maior concentração de objetos inservíveis, ou seja, móveis velhos como sofás, estantes e colchões, são a Avenida General Euclydes de Figueiredo, Rua Antonio Gallão, Avenida dos Andradas, Avenida Wilquem Manoel Neves, Avenida Casper Libero, Rua Jan Secaf, Avenida Wanderlei Taffo, Avenida Rio Pardo, Rua Americana, Rua Lara Nilza Rafaini Cação, Avenida Manoel Antonio Dias e Via Norte, mas também podem ser encontrados em todas as regiões da cidade.

Materiais descartados irregularmente em ruas, avenidas, praças e terrenos, representam um grande perigo à população. Eles podem ser incendiados e até mesmo tornarem-se criadouros de mosquito transmissor da dengue ou de outros animais que representam riscos à saúde pública.

De acordo com a coordenadora de Limpeza Urbana, Ana Cristina Delgado, as pessoas precisam se conscientizar que a margem das principais vias e marginais da cidade não são locais para deposição de entulho ou qualquer outro tipo de material. “Isso prejudica o meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas, além de deixar a cidade com aspecto de mal cuidada. Todas as semanas realizamos este serviço, precisamos que as pessoas se conscientizem que lugar de lixo é no lixo”, explica a coordenadora dos serviços, Ana Delgado.

A Coordenadoria de Limpeza disponibiliza o serviço de recolhimento desses materiais nas residências, porém é necessário um agendamento pelos telefones 0800-7719856 ou 3968-8650. “Basta ligar e agendar o recolhimento, mas é importante que o munícipe coloque o material na porta de casa somente no dia da coleta, conforme combinado”, finaliza Ana Delgado.

Multas podem ser aplicadas caso a pessoa seja pega em flagrante depositando lixo em locais inapropriados. A multa varia de R$ 501 até R$ 11 mil.

“Nosso objetivos não é multar e sim orientar a população no sentido de que colabore para que tenhamos uma cidade limpa, gostosa de se viver”, afirma a prefeita Dárcy Vera.

Nenhum comentário: