Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Medicamentos de graça

Dilma anuncia distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes no programa Farmácia Popular







BRASÍLIA - Em sua primeira cerimônia pública no Palácio do Planalto, um mês depois de tomar posse, a presidente Dilma Rousseff anunciou a distribuição gratuita dos medicamentos contra a hipertensão e diabetes no programa Aqui Tem Farmácia Popular. Dilma fez questão de destacar que, ao lançar o programa, cumpria um compromisso de sua campanha presidencial. Ao deixar a cerimônia, que durou cerca de 40 minutos, Dilma, que não concedeu entrevista, limitou-se a dizer que seu primeiro mês à frente da Presidência foi de muito trabalho:

- Acho que o primeiro mês foi de muito trabalho e acredito que é uma indicação da quantidade de trabalho que eu tenho nos próximos meses.

Num discurso técnico, repleto de números, e praticamente todo lido, a presidente lembrou que a hipertensão e a diabetes são responsáveis por 34% dos óbitos no Brasil e que metade da população acima de 50 anos sofre de pressão alta e 30% dos adultos não sabem que tem a doença.

Ao longo do meu governo pretendo lançar sistematicamente medidas para fortalecimento do SUS.

A presidente reconheceu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é ainda uma estrutura incompleta, com falhas, e que o governo tem obrigação de melhorar. Ela lembrou, no entanto, que o sistema é uma conquista da Constituição de 1988. Dilma também disse que durante seu governo irá fortalecer o SUS.

- Ao longo do meu governo pretendo lançar sistematicamente medidas para fortalecimento do SUS, que é uma conquista nossa.

Dilma - que prometeu durante a campanha eleitoral erradicar a miséria no país - disse que a distribuição gratuita de medicamentos é um dos passos nessa direção. Ela também elogiou seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela implementação do programa Farmácia Popular.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que as farmácias terão até dia 14 de fevereiro para começarem a distribuir gratuitamente os medicamentos. Ele também anunciou que o ministério está tomando medidas para impedir fraudes na distribuição. A partir de agora, os vendedores terão senhas próprias e o ministério fará um cruzamento de informações com o Ministério da Previdência Social para identificar óbitos e, com isso, evitar que se utilizem nome de pessoas mortas para burlar o sistema.

O programa Aqui Tem Farmácia Popular beneficia cerca de 1,3 milhão de pessoas por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos, e 300 mil, diabéticos.. O governo federal subsidia 90% do valor de referência dos demais medicamentos.

Na mensagem para o Congresso feita na quarta-feira,Dilma também defendeu o fortalecimento do SUS e a união entre as esferas estaduais e municipais com o governo federal para a solução de graves problemas.

A distribuição deve começar até o dia 14 de fevereiro nas 15 mil drogarias ligadas ao programa "Aqui tem Farmácia Popular" em todo o país.

A Farmácia Popular atende qualquer pessoa independente da renda. Só é preciso apresentar CPF, documento com foto e a receita médica. O governo libera medicamente para 30 dias de tratamento. No mês seguinte, o paciente pode voltar com a mesma receita desde que ela não tenha sido prescrita a mais de 120 dias.

No Brasil, há 33 milhões de hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos, mas o programa deve atender apenas 1,3 milhões de pacientes.

“Tem gente que tem hipertensão e não sabe que tem hipertensão e tem gente que sabe e não consegue ter acesso a medicação tão fácil, então essa abertura pode facilitar a obtenção dos remédios por essas pessoas”, afirma o médico da Sociedade Brasileira de Hipertensão Luiz Bortoloto.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcanti, ao ajudar na economia dos pacientes, o governo dá um passo importante no tratamento da doença, mas é preciso aumentar a lista.

“Nós acreditamos que outras medicações para diabetes, que tem mais vantagens, deveriam ser colocadas no lugar dessas mais antigas que tem menos validade no tratamento de diabete”, diz Saulo.

Veja abaixo a lista completa de remédios que serão distribuídos gratuitamente:

Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)


RIBEIRÃO PRETOJÁ CONTA COM ESSE BENEFICIO À POPULAÇÃO










Ribeirão Preto já oferece medicamentos gratuitos inseridos no programa Farmácia Popular do Governo Federal para pacientes hipertensos e diabéticos.

A novidade foi anunciada, no início do mês, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, a cidade tem 90 mil hipertensos, o que representa 30% da população adulta entre 30 e 69 anos. Nessa faixa etária, 14% são diabéticos.

A rede de farmácias Drogão Super passou a oferecer, gratuitamente, desde a última segunda-feira (14), os medicamentos. "Agora, com a gratuidade, a população terá um novo estímulo para seguir com seus tratamentos médicos. Reforçamos os estoques em todas as nossas unidades", disse o diretor da rede, Renato Garcia.

O Farmácia Popular beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Os dados são do Ministério da Saúde, que estima existirem 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos. A hipertensão arterial atinge perto de 33 milhões de brasileiros e 7,5 milhões de pessoas têm diabetes.

Para retirar os medicamentos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica, seja da rede pública de saúde ou particular.

Em 2011, o orçamento do Farmácia Popular é de R$ 470 milhões. Pelo programa, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças - asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma - além de fraldas geriátricas.



Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/02/16/ribeirao-ja-oferece-medicamentos-gratuitos-do-farmacia-popular.html

Nenhum comentário: