Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma história de amor construída pelo bem

Dona Aparecida Conceição Ferreira:

Nascida na cidade de Igarapava, S.P. dedicou 40 anos de sua vida aos portadores do Fogo selvagem, veio de família pobre e não se intimou quando teve que deixa-lá de lado para cuidar dos doentes.         

 

 Hospital do Fogo Selvagem de Uberaba pede socorro      

                     

Construído pela Sra. Aparecida Conceição Ferreira com dinheiro de esmolas, sem nenhuma ajuda do governo, o Hospital passa por sérias dificuldades: os salários não são pagos desde janeiro e a dívida já chega a R$55.000,00. O Lar da Caridade, também chamado de Hospital do Fogo Selvagem, ou Hospital do Pênfigo já chegou a atender 300 pessoas; hoje, mal consegue atender 20 pacientes.          

A Sra Aparecida de 94 anos iniciou seu trabalho com os portadores do Fogo Selvagem ainda jovem, quando, enfermeira em um hospital, se recusou a negar tratamento a portadores dessa doença e os levou para casa, para cuidar deles. Sem o apoio da família, ela passou a lutar para construir um local onde abrigar aqueles doentes, que eram tratados com desprezo e preconceito pela população uberabense. D. Maria em uma entrevista chega a contar que numa casa onde pediu esmola com seus doentes, a proprietária da casa, passou álcool nas grades do portão onde D. Maria apoiou as mãos.

 

Sem poder contar com a caridade do povo de Uberaba, D. Maria passou a viajar para São Paulo, onde pedia esmolas para seus doentes. Nessa época passou a contar com a ajuda de Chico Xavier, e sendo católica, aos poucos se converteu a fé espírita, e passou a ser auxiliada não só pelos amigos de Chico, mas também, pelas caravanas que vinham até Uberaba encontrar o médium e pelo Jornalista Saulo Gomes.

D. Maria chegou a ser presa em São Paulo por pedir esmolas: "Aqui não tem um grão de areia dado pela Prefeitura, nem pelo Estado ou a União. Foi o povo quem me ajudou. O pessoal espírita daqui fazia a campanha "Auta de Souza" e traziam as coisas para mim. Mas não dava para manter a casa, porque no final de um mês eu tinha trinta e cinco doentes. Fui para São Paulo e ficava no Viaduto do Chá, em frente da Light. Punha um lençol, as meninas segurando, e eu com um sino dizia: "Me dêem uma esmola pelo amor de Deus, para os doentes do Fogo Selvagem de Uberaba".

E aí o povo ia jogando níqueis. Na época, foram dois vereadores daqui passear em São Paulo: um advogado e um médico. Achando que eu estava desmoralizando Uberaba, fizeram Ofícios para o Chateaubriand (*) e para a Delegacia. Fiquei oito dias no xadrez, até que uma advogada, Doutora Izolda, me tirou. Quem mandou ela me tirar, não sei até hoje, pois ela já morreu." (fonte: Entrevista Dona Aparecida )

 

Algumas das atividades que já foram oferecidas pelo Lar da Caridade: internação e tratamento dos pacientes com diagnóstico comprovado de pênfigo. abrigo de crianças e adolescentes, distribuição de medicamentos com a apresentação de receita médica pelo usuário, atendimento psicológico institucional, distribuição de sopa, cestas básicas, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, materiais diversos para as pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade entre outras diversas formas de assistência social.

http://www.hospitaldofogoselvagem.com.br/                   

Doenças da Pele
Pênfigos
O que são?

Os pênfigos são doenças que causam o aparecimento de bolhas na pele e, algumas vezes, nas mucosas. Eles têm, como característica comum, a localização das bolhas na camada mais superficial da pele, a epiderme.
Um mecanismo imunológico, de auto-agressão, faz com que anticorpos ataquem a pele, provocando a perda da aderência entre as células da epiderme, o que causa as bolhas.
Existem diferentes tipos de pênfigos. Os 2 principais são o Pênfigo Vulgar e o Pênfigo Foliáceo. O Pênfigo Foliáceo tem uma variedade que ocorre no Brasil, na região centro-oeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, conhecida como Fogo Selvagem.
Manifestações clínicas
  • Pênfigo Foliáceo: conhecido como Fogo Selvagem, acomete principalmente adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas superficiais, que confluem e rompem-se facilmente, deixando a pele erosada (em carne viva) e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.
    As bolhas começam pela cabeça, pescoço e parte superior do tronco e depois espalham-se por todo corpo, mas não ocorrem nas mucosas. As lesões são dolorosas, com sensação de ardência e queimação, que originou o nome Fogo Selvagem.




 Hospital Adventista do Pênfigo

MISSÃO
“PROMOVER A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL, SEGUINDO O EXEMPLO DO SENHOR JESUS, O MÉDICO DOS MÉDICOS.”
VALORES
“O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO TENDO O PACIENTE COMO CENTRO DAS ATENÇÕES, O RESPEITO AOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS, A ÉTICA PROFISSIONAL EM TODAS AS SUAS ESFERAS E A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.”

VISÃO
“SER UMA REDE DE EXCELÊNCIA NA PREVENÇÃO E CURA, PROMOVENDO A SAÚDE INTEGRAL.”


Filosofia das Instituições Adventistas de Saúde:
01 – A Igreja Adventista do Sétimo Dia promove desde seus primórdios, uma filosofia da saúde e da cura, desenvolvendo um sistema de instituições médicas e um estilo de vida que promova a saúde. Esses ensinamentos, baseados nos princípios bíblicos e expressos mais explicitamente nos conselhos dados por Ellen White, os quais têm sido comprovados nos últimos anos pelos achados das investigações cientificas.

02 – A Igreja deu passos positivos em sua etapa formativa para desenvolver um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, solicitou que seus membros se abstivessem totalmente do uso de alimentos ou substâncias prejudiciais ao organismo.

03 – A Igreja uni-se também a outras organizações não-adventistas, dedicadas a desenvolver programas para combater os danos físicos e sociais causados pelo álcool, o fumo, as drogas e outras substâncias nocivas.

04 – A Igreja, com sua profunda preocupação pelas necessidades humanas, desenvolveu um importante sistema mundial de atenção médica para aliviar a doença e o sofrimento. O objetivo de nossa missão não é somente a cura física, mas promover o bem-estar físico, mental e espiritual de todas as pessoas.

05 – O cérebro para funcionar depende do bem-estar geral do corpo. Essa é a razão pela qual nosso bem-estar físico e nossa lucidez mental são interdependentes. A clareza da mente é essencial para poder discernir entre o bem e o mal, entre a verdade e o erro.

06 – Nosso objetivo é, mediante a graça divina, animar o ser humano a viver em harmonia com as leis divinas da saúde, não apenas para desfrutar de seus benefícios e ter uma vida mais longa, mas também para alcançar o maior e mais importante propósito de obter o discernimento moral.

07 – Preconizamos o estilo de vida saudável apresentado por Deus e promovemos sua sábia apresentação, como uma forma de levar às outras pessoas a plenitude da mensagem do Evangelho que abrange a natureza física, mental e espiritual do homem.

Princípios Operacionais do Hospital Adventista do Pênfigo:

– Aqui, damos alta prioridade à dignidade pessoal e às relações humanas. Isso inclui ser apropriadamente diagnosticado e tratado por pessoal competente, em uma ambiente que transmite segurança e conduz à saúde física, mental e espiritual; ensinando hábitos de vida saudável. Incluindo também um apoio ao paciente terminal e sua família, ao longo de todo o processo.

– Em nossos regulamentos os procedimentos médicos refletem sempre numa elevada consideração e preocupação pelo valor da vida humana e a dignidade individual de cada paciente.

– Como Instituição Médica Adventista damos as boas-vindas aos clérigos de todos os credos religiosos para visitar seus paroquianos.

– Nossa missão é representar a Cristo ante a comunidade, e especialmente perante aqueles que utilizam nossos serviços, e isto fazemos com uma equipe humana, compassiva e competente, e que mantém em alto nível as práticas e normas da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Guiados pelos ensinamentos de Jesus Cristo, uma equipe de aproximadamente 270 funcionários trabalha dia e noite, para cuidar da saúde das pessoas que aqui chegam à procura de cura para os seus males. Nosso principal objetivo é fazer com que todos se sintam bem e através dos pequenos gestos fazemos a diferença.


Ocorrencia do Penfigo entre os Indígenas brasileiro 


O pênfigo foliáceo endêmico (PFE), ou fogo
selvagem, ocorre com elevada prevalência e
freqüente distribuição familiar na América
Latina. No Brasil, estima-se que há atualmente
mais de 15.000 casos, acometendo predominantemente
adultos jovens (Diaz et al., 1989). O
número de casos de PFE é tão elevado em
algumas regiões do Brasil e principalmente no
Centro-Oeste, que existem hospitais especializados
em seu tratamento (Diaz et al., 1989).
No Estado de Mato Grosso, as áreas indígenas
Xavánte são reconhecidas no meio indigenista
como de alta endemicidade para o PFE.
Infelizmente, são escassos os dados de morbidade
para as diversas aldeias Xavánte, dificultando
não apenas o cômputo de casos, como
também a obtenção de informações sobre sexo,
idade, relações de parentesco e aspectos clínicos
dos pacientes.

Fonte:http://www.scielo.br/pdf/csp/v8n3/v8n3a11.pdf


Agradeçamos ao Criador, todos os dias vividos na saúde e no amparo da família sob as bençãos do Altíssimo; E, quanto nos for possível, auxiliemos aqueles que sofrem dores indescritíveis, sob o guante da pobreza.



Nenhum comentário: