Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tirando o Planeta do Sufoco-


Escolhido para o início conjunto da prática de conscientização e substituição de sacolas descartáveis por meios sustentáveis, o dia 25 de janeiro começou com o encontro entre participantes da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto. Estiveram presentes no evento, realizado na Esplanada do Theatro Pedro II, o vice-prefeito, Marinho Sampaio; o vereador Bertinho Scandiuzzi; o diretor regional da Apas, Tiago Albanezi; dentre autoridades e representantes do setor mercadista.

“Esta iniciativa é um grande passo a caminho de positivos resultados que deveremos alcançar em benefício do meio ambiente. A Prefeitura apoia, e tem como uma de suas prioridades, o desenvolvimento de ações e projetos de conscientização ambiental. Para a conquista de um mundo melhor é necessário que a população participe ativamente desta iniciativa”, destacou o vice-prefeito, Marinho Sampaio.



Somente em Ribeirão Preto são utilizadas mensalmente cerca de 40 sacolas por pessoas. Isso representa 60 milhões de sacolas, que demoram de 100 a 500 anos para se deteriorarem no meio ambiente.Para o diretor regional da Apas, Tiago Albanezi, os supermercados continuarão a conscientizar a população sobre utilização de meios sustentáveis, orientando os consumidores para a adaptação. “A ação vem ganhando a adesão de ONGs, que encontraram na fabricação de sacolas reutilizáveis uma fonte de renda”, explica Tiago.

Campanha – Lançada inicialmente em 2010, na cidade de Jundiaí, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a substituição das sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. “São importantes os esclarecimentos sobre a necessidade de evitar também o descarte de sacolas plásticas no meio ambiente, por serem a causa de entupimentos de bueiros, enchentes e asfixia de animais”, lembra a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre.
 
A campanha realiza ainda o levantamento de fornecedores de sacolas reutilizáveis e a produção de materiais que serão disponibilizados aos supermercados associados, o treinamento dos funcionários dos supermercados por meio de um curso a ser ministrado pela Escola APAS, além da divulgação da campanha nas mídias sociais, para conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de acabar com a cultura do descarte.














;      É hora de nos adaptarmo a uma nova realidade. No inicio pode parecer desconfortável, porém  logo descobriremos que podemos sim viver sem algo que traz  consequencias nocivas à VIDA no Planeta e portanto a cada criatura vivente. Nós podemos viver sem elas.                                             








Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Ribeirão Preto- SP.

Nenhum comentário: