Seguidores

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Secretaria da Saúde premia Unidades de Saúde que participaram da Campanha Fique Sabendo 2012


Ribeirão Preto, 15 de Dezembro de 2012
Secretaria da Saúde premia Unidades de Saúde que participaram da Campanha Fique Sabendo 2012
Cerca de 120 pessoas, representando as unidades premiadas, participaram do evento realizado no auditório do Centro de Referência em Especialidades


Foto Roberto Galhardo

Representantes de Unidades de Saúde recebem prêmio pelo desempenho na Campanha contra Aids


As unidades de saúde do Jardim Zara, Maria Casagrande, Presidente Dutra, Vila Albertina, Estação do Alto, Geraldo de Carvalho, Ribeirão Verde, Vila Mariana, Vila Recreio e Vila Abranches, além dos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) Sumarezinho e Central foram premiadas na manhã desta sexta-feira, dia  14, pelo desempenho durante a Campanha Fique Sabendo 2012, realizada no município com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce do vírus HIV.
A Campanha foi realizada no período de 21 a 30 de novembro, pelo Programa Municipal DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/ Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde e teve como tema “Tire o peso da dúvida, faça o teste da aids”. “Essa campanha é desenvolvida anualmente para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que é 1º de dezembro”, afirma a enfermeira Fátima Regina de Almeida Lima Neves, coordenadora do Programa.
Este ano, a Campanha teve como foco as populações mais vulneráveis a esta infecção, como os HSH (homens que fazem sexo com homens), usuários de drogas, população prisional, profissionais do sexo, dentre outros. “Também foi objetivo da campanha a realização de teste em população sexualmente ativa e que nunca foi testada”, informou.
Segundo a enfermeira, num período menor que 10 dias foram realizados 4.248 testes convencionais e 490 testes rápidos para diagnóstico do HIV. O relatório apontou ainda que 53,31% das pessoas realizaram os testes pela primeira vez.  Do total, 56% dos testes foram realizados em mulheres e 44% dos testes realizados em homens. “Esse resultado mostra que alcançamos o objetivo da Campanha que era disponibilizar o exame para as pessoas que nunca tinham feito”, disse a enfermeira.
Durante a cerimônia de premiação, Fátima Neves disse que o sucesso desta Campanha foi possível pelo empenho de todos os profissionais de saúde envolvidos. Nosso município tem superado as expectativas na diminuição crescente de casos de Aids e na infecção por HIV porque nossos profissionais estão envolvidos nesta luta, conscientizando a população para o diagnóstico precoce. Agradeço o emprenho de todos”, finalizou.

Nenhum comentário: