Seguidores

domingo, 30 de dezembro de 2012

Aumento do IPTU está dentro da Lei!

Uma Via de Mão Dupla




http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/12/aumento-de-iptu-esta-dentro-da-lei-diz-prefeita-de-ribeirao-pelo-facebook.html


Não sou nenhuma economista, mas apenas uma dona de casa comum, e fiquei aqui fazendo minhas contas:
Se em 11 anos não houve aumento nos valores do  IPTU; se a Administração Publica tem dívidas herdadas, conforme relatos da senhora prefeita; se temos inúmeras questões a serem resolvidas para que a população tenha uma vida melhor, como saúde, infra estrutura, educação, mobilidade, empregos laser etc, e etc, a população viveu onze anos em um certo conforto, contribuindo com parcelas defasadas, porém cientes de que um dia a coisa deveria ser devidamente corrigida;
Se tivéssemos recebido durante esse tempo, um aumento anual de 10,30% ao ano, estaríamos hoje no patamar acordado pela equipe de estudo do tema. De até 130%.
Então, porque tanto barulho?
Afinal , trata-se de NOSSA CIDADE, NOSSA CASA COMUM, ENQUANTO CIDADÃOS!
Queremos soluções, e rápidas, para todo e qualquer problema antigo , atual ou futuro, mas não queremos contribuir com a nossa cota?
Alguém dirá e com toda razão, que se a edilidade abrisse mão dos polpudos salários, a meu ver vergonhosos até, muito mais se poderia fazer,sem tirar tanto da população.
Concordo plenamente, penso que todo politico como servidor publico deveria receber soldo semelhante a maioria, e que o hábito do cabide de emprego, ou mesmo carreirismo é um câncer social, que deverá ser extirpado o mais rápido possível, mas  ainda, não estamos preparados para isso.
Até lá, voltemos a nossa questão inicial.

A arrecadação municipal, é responsável pela garantia da manutenção administrativa, e muito pouco difere da administração de uma casa, cujos membros colaboram financeiramente para a manutenção da subsistência, educação, saúde, laser etc de toda a casa; porém muitas vezes deparamos com aqueles que não compreendendo a importância de sua cooperação em beneficio de todos, dificulta  o  cumprimento do orçamento doméstico planejado, reclamam e fogem da responsabilidade. É desta forma que vejo hoje muitos cidadãos irados com o aumento do IPTU, culpando a senhora prefeita, e os 11 vereadores votantes.
Também entendo que a prefeitura, tem urgência em resolver esta pendencia,  cuja solução foi adiada e prejudicada pelo período eleitoral, pelo  tempo exíguo para preparar a distribuição da cobrança, programada para os primeiros dias do ano vindouro, o que garantirá com os primeiros pagamentos considerável desafogo no cumprimento dos compromissos assumidos pela administração.
Sou uma  simples dona de casa, mas cidadã atenta, e sempre compara uma coisa om a outra, minhas ideias, conclusões e opiniões, podem parecer simplória e despropositada, para um outro cidadão cujos conhecimentos catedráticos esteja embasados em conhecimentos evidentemente catedráticos; e é exatamente por este motivo que me sinto livre para falar; por ser uma simples cidadã responsável pela saúde econômica do meu lar, e quem consegue colocar nos trilhos qualque vagão desgovernado, usando medidas também simples e objetivas.

Se cada um cumprir com a sua parte, certamente teremos menos motivos para reclamar e criticar a máquina pública.
Quando nos mobilizamos em busca de erradicação da corrupção, devemos entender que
a coisa funciona da mesma forma pelos dois lados, ou seja: -Devemos ser coerentes com a moralidade que é uma estrada de mão dupla, cujas leis funcionam tanto para que vai, como para quem vem, e creditar as dificuldades a outrem sem observar nossa cota de responsabilidade, é o mesmo que se fingir de cego e surdo! 

Nenhum comentário: