Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Novidades do DAERP

B=Ribeirão Preto, 25 de Janeiro de 2011

Daerp testa em bairros leitura e impressão da conta de água simultânea
Tecnologia permite impressão da conta na hora que o funcionário está fazendo a leitura do hidrômetro. Os testes foram feitos nos bairros São José e Bancários





Daerp testa serviço, que agiliza leitura e impressão da conta de água para a população


O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), autarquia municipal da Prefeitura, que tem como objetivo melhorar os serviços prestados e modernizar sua infraestrutura, testou na semana passada, uma tecnologia que permite impressão da conta de água do usuário de forma instantânea, no momento da leitura no hidrômetro.

Os testes, de acordo com o superintendente do Daerp, Joaquim Ignácio da Costa Neto, foram feitos nos bairros São José e Bancários. Os boletos do teste serão impressos no momento da leitura e não serão entregues aos usuários. Os moradores dos dois bairros receberão sua conta referente ao mês de janeiro normalmente pelos correios.

“Na leitura com impressão simultânea os dados dos hidrômetros são inseridos pelo leiturista no computador de mão. As informações chegam simultaneamente à central de dados para o processamento da conta de água e o cupom é impresso no momento da leitura em uma impressora que estará à disposição do leiturista”, informa o superintendente.

Com a emissão simultânea, o cupom deve ser pago como uma fatura normal de água, pois o boleto já sai com código de barras impresso e o vencimento da conta do usuário não será alterado.

Os moradores dos dois bairros aprovaram o teste de impressão simultânea, já que a conta será entregue nas mãos dos clientes o que facilita caso a usuário tenha alguma dúvida. “Esse teste é muito interessante e facilita a vida da população e do leiturista. Muitas dúvidas e problemas poderão ser resolvidos neste momento da leitura, assim a população não precisa se dirigir até a autarquia” aprova a moradora do bairro Bancários, Suzana Santiago.

A impressão simultânea facilita também o trabalho do leiturista, pois caso constate alguma irregularidade pode tirar uma foto do hidrômetro para solicitar a troca, por exemplo, e não vai precisar retornar as residências para fazer a entrega das contas depois de impressas.

Benefício ao usuário – Com o término dos testes, um edital de licitação para a contratação da empresa que fará o serviço será publicado no Diário Oficial do Município. “As vantagens do sistema on-line são agilização de dados, visando modernização e melhoria dos serviços prestados pelo Daerp aos usuários. O objetivo principal do Programa é induzir e viabilizar a reforma do setor de saneamento em Ribeirão Preto, contribuindo para a melhoria da eficiência e da sustentabilidade dos serviços”, acrescenta Joaquim Ignácio da Costa Neto.

A prefeita Dárcy Vera comenta que essa tecnologia só agiliza o serviço para o usuário. “O Daerp está presente nas casas das pessoas. E é nossa intenção modernizar cada vez mais o atendimento para o cliente da autarquia. Espero que o teste seja positivo, pois a intenção é oferecer qualidade ao servir o ribeirão-pretano”, concluiu a prefeita.

Investimentos – O Daerp já investiu neste governo R$ 18,8 milhões. Os investimentos foram direcionados em logística para incrementar a eficiência no atendimento aos consumidores. Em ações como construção de novos poços artesianos, compra e reforma da frota de veículos, e aplicação de recursos financeiros em tecnologia visando agilizar o atendimento a população de Ribeirão Preto.

Estão sendo investidos também R$ 2 milhões na automação e controle de perdas em convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), objetivando a redução do desperdício no sistema de abastecimento de água.

Nenhum comentário: