Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jardim Alexandre Balbo- A Origem do Nome





"Nasceu em Sertãozinho, SP, em 15/6/1914. Filho de Atílio Balbo e Crescência Carolo Balbo. Recebeu o nome de seu avô, Alexandre, que nasceu em Vicenza, Itália, e veio para o Brasil em 1892, começando a trabalhar na Fazenda das Flores, em Cravinhos. Em 1896, seu avô mudou-se para Sertãozinho e comprou terras onde plantou café e cana, montando um engenho para fabricação de aguardente.

Alexandre Balbo (neto) começou a trabalhar na Usina Schmidt em 1926, primeiramente como aprendiz de mecânico, passando, tempos depois, para encarregado do almoxarifado e, logo em seguida, no escritório como escriturário.

Em 1946 deixou a Usina Schmidt e, com seus irmãos e pai, compraram terras em Sertãozinho e montaram uma Usina de Açúcar.

Em 1957, adquiriram a Usina Açucareira São Francisco.

Em 1962, compraram a Usina Santana, e nos fins de 1963, a antiga Usina Perdigão.

Alexandre Balbo (neto) teve participação ativa, pois foi diretor-superinten-dente do “Grupo Balbo”.

Em meados de 1963, Alexandre Balbo (neto), com seus filhos, fundou a Organização Imobiliária Balbo em Ribeirão Preto.


"Os meus bisavós vieram da Itália e meu avô nasceu aqui. O meu avô começou a trabalhar com 9 anos de idade na Usina Schmidt, que era do Francisco Schmidt, na época o rei do café. Casou-se aqui, e meus avós tiveram 12 filhos:4 mulheres e 8 homens.Todos trabalhavam; as mulheres lavavam roupa, fizeram uma pensão e com isto conseguiram mandar os três filhos menores estudar. Um fez agronomia em Piracicaba na Luis de Queiroz, os outros dois, odontologia. Meu pai é dentista mas sempre trabalhou na lavoura, em usinas..Eles não tinham sábado, domingo e feriado. Só viviam para trabalhar. Tive tios que foram ter as primeiras férias com 45 a 48 anos. Os meus tios, mesmo sem ter ido a escola eram muito inventivos. Meu tio Alcidio inventava máquinas, e fez a primeira adubadora do Brasil para cana de açúcar. Ele tinha 17 anos. Esta máquina esta sendo usada até hoje. Ele morreu ha 4 anos atrás com 74 anos. Nós ainda temos esta adubadora ,que esta sendo usada há 70 anos e ninguém fez nada de melhor. Pois bem, em 1947, eles pegaram uma economia de 40 anos, compraram um pequeno sítio e começaram este negócio na Usina Santo Antônio e em 1957, começaram a Usina São Francisco.
Além de inventivos, eram todos preocupadíssimos com ordem e limpeza. Meu pai saía pelo campo de 10 mil hectares e se visse um pau de cerca torto, tinha que ser arrumado imediatamente. Os arames era todos afiadinhos, os carreadores varridos. Eles criaram uma filosofia de qualidade.

Leontino Balbo Jr.,

Nenhum comentário: