Seguidores

domingo, 7 de agosto de 2011

Campanha contra Poliomielite

Segunda dose da vacinação contra a Pólio será dia 13 de agosto
Ribeirão Preto terá cerca de 90 postos para aplicar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Meta é vacinar 95% das crianças até cico anos de idade




Foto: Carlos Natal

Dia 13 de agosto acontece a segunda etapa de Vacinação contra a Pólio


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão Epidemiológica, confirmou para o dia 13 de agosto, a realização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Segundo a enfermeira Elisabete Paganini, coordenadora do Programa de Imunização, a vacina é destinada a crianças de 0 a 4 anos e 11 meses. “Queremos repetir o mesmo desempenho da primeira etapa, quando vacinamos 95% das 44.246 crianças”, afirmou a enfermeira.

Elisabete lembra que todas as crianças da faixa etária estipulada, independentemente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, devem ser levadas aos pontos de vacinação que serão divulgados na próxima semana, das 8h às 17h. Será possível também atualizar a caderneta de vacinação, gratuitamente.

Embora o estado de São Paulo não registre nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia. “Por isso é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos”, ressalta a enfermeira.

Convocação - A Divisão aproveita a oportunidade para convocar os pais que ainda não levaram seus filhos para receber a segunda dose da vacina Influenza. Essa vacina é destinada às crianças de 6 meses a 2 anos e 43% destas crianças não foram levadas aos postos para receber a segunda dose. “Os pais precisam levar as crianças para receber a segunda dose, senão a criança não estará imunizada”, afirmou.

A Campanha de Vacinação contra Influenza teve início no dia 25 de abril e foi destinada a crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos (pessoas com mais de 60 anos), funcionários da área da saúde e portadores de doenças crônicas. A vacina disponibilizada este ano é trivalente e combate três tipos diferentes de vírus (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B). “Apenas as crianças devem receber a segunda dose. Os demais grupos não precisam”, frisou Elisabete.

Elisabete Paganini alerta, no entanto, que durante a Campanha Nacional contra a Pólio, no dia 13, cerca de 90 postos estarão atendendo, entre Unidades Básicas de Saúde, pontos em shoppings, escolas, entre outros. A vacina contra a Influenza só estará disponível nas Unidades Básicas. “Vamos observar a carteira de vacinação e, aquelas que não tiverem tomado a segunda dose da influenza, serão orientadas a procurar as UBS”, completou.

Nenhum comentário: