A 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto apresenta ao público paulista, até o dia 3 de junho, uma programação intensa e bastante diversificada às famílias. Shows, salões de ideias, conferências, exposições, workshops e sessões de autógrafos de lançamentos literários são oferecidos aos mais de 600 mil visitantes esperados pelos organizadores.
Na abertura do evento, na última quinta-feira, 24, o presidente daFundação Biblioteca Nacional,Galeno Amorim, discursou sobre o papel transformador dos livros. "Se uma palavra atrair uma pessoa para um livro e, se esse livro modificar algo na vida dessa pessoa, já é extraordinário."Em entrevista, ele salientou a importância da cobertura do evento feita pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação [Rádio, TV e Internet]: "Em primeiro lugar, eu queria agradecer e destacar a presença sempre constante de vocês [da LBV] nas várias edições, desde a primeira, com uma cobertura exemplar, que levou para todo o País aquilo que começava a acontecer em Ribeirão, e que, naquele momento, para muita gente, era uma coisa local. Teve um papel de ajudar a propagar para o território nacional".
Galeno Amorim também ressaltou, no contexto da disseminação da leitura, a contribuição do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, autor com mais de 4,7 milhões de livros vendidos: "Além de ter dado sua contribuição extraordinária enquanto Ser Humano para a promoção do indivíduo, da paz, para disseminação e solidificação de valores espirituais, éticos, morais, Paiva Netto nos ajuda muito fazendo com que muito mais pessoas possam ler e ter acesso aos livros. Ele é um parceiro evidentemente muito valioso, muito dedicado para que o Brasil possa ser um País que lê cada vez mais".
FEIRA DO LIVRO NO CONTEXTO NACIONALO presidente da Fundação Biblioteca Nacional destacou a promoção do evento para disseminação do hábito da leitura: "Hoje, foi uma oportunidade muito emocionante, muito rica. O encontro de várias personalidades, autores de literatura, autores de livros de referência, autores infantojuvenis, entre outros que atuam em publicações. As ações na leitura têm respostas muito rápidas, embora o grande resultado aconteça a médio e longo prazo, quando você descobre mais pessoas lendo, mais pessoas escrevendo e publicando".
Galeno exemplificou como a leitura promove mudanças na sociedade: "Aquele jovem que é tímido, fechado, tem pouco vocabulário, às vezes, não consegue falar e, de repente, se abre para a vida, se descobre e começa a se expressar. Constrói uma vida, uma família. De repente, aquele outro jovem trabalhador lê um livro e fica mais criativo".
SERVIÇO:
12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Data: até 3 de junho;
Localização: Esplanada do Teatro Pedro II, na esquina da Rua Álvares Cabral com a Duque de Caxias.
Telefone: (16) 3911-1050.
Colaboração: Karine Salles e Leonardo Cegana
*PARABÉNS kARINE E LEONARDO Pelo belíssimo trabalho! Tenho muito orgulho de voces!
Nenhum comentário:
Postar um comentário