Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto


 A 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto apresenta ao público paulista, até o dia 3 de junho, uma programação intensa e bastante diversificada às famílias. Shows, salões de ideias, conferências, exposições, workshops e sessões de autógrafos de lançamentos literários são oferecidos aos mais de 600 mil visitantes esperados pelos organizadores.
  • Foto: Ibraim Leão
  • 0
  • Galeno Amorim durante a abertura do evento, que segue até o dia 3 de junho.
Na abertura do evento, na última quinta-feira, 24, o presidente daFundação Biblioteca Nacional,Galeno Amorim, discursou sobre o papel transformador dos livros. "Se uma palavra atrair uma pessoa para um livro e, se esse livro modificar algo na vida dessa pessoa, já é extraordinário."

Em entrevista, ele salientou a importância da cobertura do evento feita pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação [Rádio, TV e Internet]: "Em primeiro lugar, eu queria agradecer e destacar a presença sempre constante de vocês [da LBV] nas várias edições, desde a primeira, com uma cobertura exemplar, que levou para todo o País aquilo que começava a acontecer em Ribeirão, e que, naquele momento, para muita gente, era uma coisa local. Teve um papel de ajudar a propagar para o território nacional".

Galeno Amorim também ressaltou, no contexto da disseminação da leitura, a contribuição do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, autor com mais de 4,7 milhões de livros vendidos: "Além de ter dado sua contribuição extraordinária enquanto Ser Humano para a promoção do indivíduo, da paz, para disseminação e solidificação de valores espirituais, éticos, morais, Paiva Netto nos ajuda muito fazendo com que muito mais pessoas possam ler e ter acesso aos livros. Ele é um parceiro evidentemente muito valioso, muito dedicado para que o Brasil possa ser um País que lê cada vez mais".

FEIRA DO LIVRO NO CONTEXTO NACIONALO presidente da Fundação Biblioteca Nacional destacou a promoção do evento para disseminação do hábito da leitura: "Hoje, foi uma oportunidade muito emocionante, muito rica. O encontro de várias personalidades, autores de literatura, autores de livros de referência, autores infantojuvenis, entre outros que atuam em publicações. As ações na leitura têm respostas muito rápidas, embora o grande resultado aconteça a médio e longo prazo, quando você descobre mais pessoas lendo, mais pessoas escrevendo e publicando".

  • Foto: Vinícius Caliman
  • 0
  • Durante o evento, a leitora Ana Maria Silvério prestigia a obra literária "Jesus, o Profeta Divino", de autoria do escritor e jornalista Paiva Netto.
"Quando lemos um livro, estamos tendo contato com a experiência do outro. É como se a gente vivesse várias vidas numa única existência, trocando as experiências, os olhares, o jeito que elas têm de encarar o mundo, de resolver os problemas. Num curto espaço de tempo, temos a oportunidade de crescer, de evoluir, de nos transformar e enxergar o jeito do outro de pensar e ser. É uma oportunidade grande de nos fazer pessoas mais tolerantes, aceitar e considerar o olhar do outro; é o que nos faz construir um mundo mais pacífico, onde as pessoas tenham mais amor, mais tolerância e tenham mais respeito uns pelos outros. O livro e a leitura são essas chaves", destacou. 

Galeno exemplificou como a leitura promove mudanças na sociedade: "Aquele jovem que é tímido, fechado, tem pouco vocabulário, às vezes, não consegue falar e, de repente, se abre para a vida, se descobre e começa a se expressar. Constrói uma vida, uma família. De repente, aquele outro jovem trabalhador lê um livro e fica mais criativo".

SERVIÇO:
12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Data
: até 3 de junho;
Localização: Esplanada do Teatro Pedro II, na esquina da Rua Álvares Cabral com a Duque de Caxias.
Telefone: (16) 3911-1050.

Colaboração: Karine Salles e Leonardo Cegana 


*PARABÉNS kARINE E LEONARDO Pelo belíssimo trabalho! Tenho muito orgulho de voces!

Nenhum comentário: