A Comunidade católica de Ribeirão Preto, perdeu no último dia 21 de junho o seu emérito representante episcopal, o Arcebispo Dom Joviano de Lima Junior, que aos 70 anos perdeu a luta contra o câncer após tres meses.
Nomeado arcebispo em abril de 2006, assumiu o posto em 5 de junho do mesmo ano(,Nos deixou no mes de junho), Durante esse perído consta que ele teria formado 16 padres e um religioso.
Dom Joviano era querido e respeitado por todos, conhecido como sendo um homem que a despeito de sua aparencia frágil,saúde deilitada, de comportamento pacato, porém de atitudes firmes nos objetivos em defesa do fortalecimento da igreja Católica na região de Ribeirão Preto.
Conseguiu trazer de volta para o seio igreja os fieis desgarrados e vinha realizando um trabalho exemplar.
Quem o conheceu sabia da sua facilidade e carisma entre os jovens e adultos atraves de uma linguagem simples e cativante., atuante e comprometido com a divina missão que abraçara.
Seu velório aconteceu na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, num evento que movimentou a cidade. Seu sepultamento deu-se na cripta da igreja após a missa realizada as 10h do dia 23.
Velado por 34 horas |
Dom Joviano foi enterrado no altar da Catedral, na mesma cripta do terceiro arcebispo da cidade, Dom Felício da Cunha Vasconcellos (1965-1972).
![]() |
Dom Joviano |
Biografia
Mineiro nascido em Uberaba, Dom Joviano tornou-se padre em 1969 e 26 anos depois foi ordenado bispo de São Carlos (SP). Em 2006, após o afastamento de Dom Arnaldo Ribeiro (1930-2009), recebeu o título de arcebispo de Ribeirão Preto, respondendo por 90 paróquias da cidade e região.
Membro do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Conselho Episcopal Pastoral para a Liturgia, ficou conhecido por atrair católicos para a igreja, segundo o padre da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho (SP), Sérgio Donizeti Carmona. "Ele montou um projeto missionário vitorioso para trazer de volta os fiéis que estavam afastados", disse.
A Arquidiocese de Ribeirão ficará sob a administração provisória do Pe. Nasser Kehdy netto de Pontal, pois o anuncio do novo Bispo pode demorar entre seis meses a um ano.
*Solidarizo-me com a comunidade Católica pela perda;