Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ELEIÇÃO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE





SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
 
COMUNICADO DE RESULTADO FINAL
 
ELEIÇÃO COMISSÃO LOCAL DE SAÚDE
 
“USF Ernesto Che Guevara - Maria Casagrande Lopes”
 
Representantes das Associações de Moradores:
 
Titulares:
Eunice Silva Terra Fomm
 
Regiane Ferreira Silveira Gonçalves
 
Elisabete de Lourdes Catani
 
Suplentes:
Leila Santos Santos
 
Dirce Vitorino
 
Sueli Aparecida Dameão
 
Representantes dos Usuários:
 
Titulares:
Elza de Oliveira
 
Mirley Rosana Catani dos Santos
 
Célio Ap. Faria Costa
 
Suplentes:
Sandra Moreira da Silva
 
Marilda Aparecida Rossi
 
Alice Lemos Bueno Galego
 
Representantes dos Funcionários:
 
Titulares:
Carmelita A. O. Zanin Félix
 
Sérgio José Vieira Sanches
 
Marilane Resende Messias
 
Maria Amélia Batalhão
 
Karina Domingues de Freitas
 
Suplentes:
Fernanda M. da Silva
 
Alexandra R. M. das Neves
 
José Carlos Valverde
 
Isabel Cristina Mata
 
Rita de Cássia de Oliveira
 
Gerente:
Eliana Maria F. A. Tonetto
 
Ribeirão Preto, 25 de junho de 2013
 
DR. STÊNIO JOSÉ CORREIA MIRANDA
Secretário Municipal da Saúde






http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/dom/i73principal2.php?pagina=sdom/i7302012v.php

quarta-feira, 26 de junho de 2013

26 de junho - Dia de Luta contra a Dependência Quí- mica no Município de Ribeirão Preto













                  


LEI Nº 12.951
DE 21 DE MARÇO DE 2013
INSTITUI O DIA DE LUTA CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍ-
MICA NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO CONFORME
ESPECIFICA.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei
nº 1164/2012, de autoria da Vereadora Gláucia Berenice e
eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Institui o Dia de Luta contra a Dependência Quí-
mica no Município de Ribeirão Preto, a fim de promover intensos debates e atividades em todo o país sobre a preven-
ção ao uso de drogas.
Artigo 2º - A data a ser comemorado anualmente todo o dia 26
de junho.
Artigo 3º - A presente lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Rio Branco
DÁRCY VERA
Prefeita Municipal
JAMIL LOPES DE ALBUQUERQUE
Secretário Municipal de Governo
LAYR LUCHESI JÚNIOR
Secretário Municipal da Casa Civil
VERA LUCIA ZANETTI
Secretária Municipal dos Negócios Jurídicos

sábado, 22 de junho de 2013

As belezas de nosso bairro-12

Ultimamente, andamos muito preocupados com o turbilhão insano que agita o país. 
Todos gritam terem razão, e lutam por causas justas. 





















Porém em contrapartida  nessa onda de desordem a cada evento  fica um soldo de destruição, angustia, medo e incerteza, de até onde isso nos levará.
Por outro lado, sabemos que a humanidade jamais conseguiu  alcançar mudanças significativas, sem guerras, e que elas acontecem permanentemente, em várias partes do mundo, por razões as mais diversas. As principais causas são sempre, resultados de políticas  incoerentes e perversas, de uns poucos contra uma população que vão inchando, inchando até explodir em movimentos drásticos. 
Mas não quero focar nisso, já que o assunto do momento é esse.
 Quero antes  exatamente nesse momento, falar e mostrar o quanto temos de beleza em nossa volta, e que pouco nos apercebemos dela.
Não que eu não me importe com os movimentos que conturba o meu país e o mundo. Mas porque, nesse turbilhão todo, alguém precisa cuidar do que é belo, é está a nossa disposição, e que podemos usar como a um oásis de paz, de refazimento das energias, para suportar tudo o que o sistema nos ofereça.


Marcos Delefrate( “de le frate”, da fraternidade)


                                         
Lendo e repassando uma mensagem que recebi e quis compartilhar:
O VALOR DE UMA VIDA


Marcos Delefrate, 18 anos de esforços e ideais, de energia e projetos, estudante do SENAI e do querido Otoniel Mota, foi mortalmente atingido, ontem, pelo impulso prepotente de um motorista. Junto de amigos, de colegas, de professores, vibrava com outras vinte e cinco mil pessoas de Ribeirão Preto numa passeata que em tudo o mais foi pacífica, coincidente com outras trezentas e tantas que reuniram cerca de um milhão de manifestantes em todo o país. O destino o escolheu como nosso mártir, esta é a frase de um aluno do Otoniel, durante a singela homenagem que a escola lhe prestou hoje logo cedo. A vida de Marcos foi ceifada, ontem, como uma flor arrancada cedo demais de uma árvore, a imensa árvore da juventude brasileira que está saindo às ruas para exigir respeito pelos direitos reais que as leis e a civilização lhe garantem.

Marcos era o filho único de um casal de operários. Eles estão lá, na Igreja que ele sempre frequentou, sentados junto ao esquife onde o rosto do menino continua sereno como sempre foi. Mas agora sem voz, sem emoções, sem pensamentos. Aluno de escola pública, estagiário numa indústria, lutador incansável, representa a todos nós que estudamos e trabalhamos diariamente em condições inadequadas neste Brasil que deseja e decidiu amadurecer.

Outro aluno, seu colega de academia, testemunhou: Marcos sempre passou uma atitude de coragem. Então é essa coragem e essa perseverança que não podemos deixar fenecer. A voz que Marcos não pode mais proferir seja multiplicada em nossos gritos insistentes pelo que é certo e justo. Os sentimentos que não movem mais seu corpo forte sejam assumidos por nossa tenacidade em prosseguir dizendo a todos que não aceitamos violência nem conchavos corruptos. As ideias que não são mais expressadas por esse jovem valoroso frutifiquem de mil modos em nossas mentes e em nossas conversas, planejando um futuro digno dos sonhos de nossos filhos e alunos, desarmando as mentiras que alguns aproveitadores maquinam, construindo empreendimentos criativos que acabem com a miséria e produzam solidariedade.

Marcos Delefrate, “de le frate”, da fraternidade, mantinha acesa em seu peito a chama das mudanças que queremos construir em nossa nação. No meio de uma tristeza cinzenta, ainda sentindo a dor de uma perda lancinante, temos que assumir o vigor dessa chama que o animava a estudar e trabalhar. Sua vida não pode ser jogada no esquecimento, como gostaria o motorista foragido. Se uma escola tem sentido, se uma amizade vale a pena, se os estudos rendem frutos, é para manter vivos os mais preciosos valores humanos, estes que Marcos bem sabia cultivar e nos deixa como herança. Sua vida foi um dom, sua morte torna-se um convite. Cada um responda, conforme sua consciência.

Ribeirão Preto, 12:00 horas de 21 de junho de 2013

Nestor Müller, professor do Marcos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ribeirão Preto 157 anos

Vista aérea da cidade
Quarenta e quatro anos  atrás, chequei aqui, a contra gosto, aborrecida com meu pai, por ter que deixar para traz a cidade onde nasci  e meus amigos de adolescência. Cheguei repudiando tudo e a todos, e decidida a não gostar do lugar, menos ainda do seu povo.Eu estava mesmo muito zangada. Tão logo  pude, parti para outro grande centro metropolitano do mesmo estado, porque eu não queria construir minha vida aqui.
Busto na Praça XV
E assim me aventurei por andanças, até que o amor filial e familiar, me trouxe de volta e em definitivo  a Ribeirão Preto.
E hoje, recordando minha birra dos primeiros tempos, rio de mim e da minha meninice; pois foi exatamente aqui, que encontrei meu parceiro, companheiro, amigo, cúmplice e esposo, cujas vidas, somamos e multiplicamos nos filhos.
O interessante disso é somamos os filhos de outros casamentos, chegando ao total de 6 filhos, três dele, uma minha e dois nossos. Vencendo as  batalhas de cada tempo, formamos uma família equilibrada e feliz.
A Catedral Metropolitana
Depois de  muitas surpresas nem um pouco agradáveis com relação a moradias, tínhamos o sonho da casa própria, e para isso nos cadastramos na companhia  habitacional (COHAB-RP).








 Em quatro anos de expectativa, fomos sorteados com a nossa unidade habitacional. E o engraçado disso foi o seguinte:
_Desde o primeiro dia (das angústias dos alugueis), eu mentalizei a 'minha casa'.
Um dia teria a minha casa!
Nada muito grande nem exuberante, mas minha,(nossa), comecei a mentalizar sua posição em relação a rua com a frente  voltada para o nascer do Sol, e cuja posição da rede elétrica, não impedisse a formação de uma bela árvore, por causa dessa mania necessária de se podar, mutilar mesmo uma árvore, para liberar a fiação da rede elétrica esterna.
Uma rua do bairro
E se não fosse pedir muito, que ela recebesse a luz do Sol, durante todo o dia, até a tardinha, no por do Sol. No dia do sorteio, e esse consistia em escolher numa urna o endereço da casa, eu tinha a minha frente três potes com pequenos papeis dobrados, e o que eu escolhi, foi exatamente como eu havia sonhado e mentalizado; cada detalhe, que só fui conhecer, quando visitei pela primeira vez o lugar.
Uma das ruas do Bairro
A partir dessa data, eu Tinha uma casa, um endereço, de onde não precisaria sair de repente, por causa das decisões do proprietário.
Porque eu seria a proprietária!
Agradecida a Deus, levei a muda de Jambo Vermelho que havia preparado, para plantar na calçada, e que fora presente de minha irmã missionária Musa, vinda lá das missões Índios do Brasil no amazonas.
Ipê Florido na Praça das Tecnologias
Nessa época esperávamos a chegada de nossa mais nova filha, que nasceu logo depois que nos mudamos.


Bom, contei tudo isso, pra dizer que hoje eu amo esta cidade, que me acolheu, e me seduziu.

Meu bairro  é lindo, com uma área verde fantástica, e convidativa. A população é tranquila e simpática, e fiz muitas amizades.Valorizo por demais acordar pela manhã ao som da passarada, cantando na copa da grande e bela árvore, vindos da mata ciliar que margeia o bairro, bem perto da minha casa. Fico muita vez, quietinha, decifrando os cantos de cada pássaro, e não é raro ouvir algum que ainda não havia catalogado na mente. Isso me encanta, e me leva a Louvar o Criador de todas as coisas. Deus.

Meu esposo Arthur Fomm
 Hoje estive pensando:
Quando chegamos aqui, e eu fui pioneira nesta etapa do conjunto habitacional, todas as famílias, tinham seus filhos bem pequenos, como os meus, 5 e zero anos, e hoje quase todas somos avós.

O tempo correu célere. Eu quase nem percebi; quando vi estava aqui, agora.
Exatamente hoje, Ribeirão Preto, a cidade que me acolheu, comemorou seus 157 anos, e é um ótimo lugar para se viver e ser feliz.


Por tudo o que recebi, e recebo, e poder retribuir como cidadã, eu sou muito grata por viver aqui, por  ter conseguido criar meus filhos com dignidade, educação e saúde, e ter feito deles pessoas de Bem.


Eu na Academia ao ar livre, no Parque Tom Jobim

Parabéns Ribeirão Preto!
Grata por ter me acolhido!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Primeira reunião e Novidades-2013




Com uma população estimada de cerca de 12 mil pessoas dividas em 5 bairros,



 a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Che Guevara,

situada a rua Paulo Gerardi no Jardim Maria Casagrande Lopes, é hoje considerada como referencia em Saúde pública da Família. 

Em abril desse ano, realizou nova eleição para a formação do Conselho Local de Saúde, e hoje a tarde (06-06-2013) realizou a sua primeira reunião.

As novidades são, que agora abarca também os moradores  da mais nova comunidade da região o conjunto habitacional  Palmiro Bim, situado a leste da região , ou seja abarca do Conjunto Maria Casagrande Lopes conta com cerca de 1.300 pessoas, entre adultos, jovens, idosos e crianças, sendo que essa nova realidade, forçou a divisão da área assistida por esta unidade, devolvendo a então Unidade do Jd. José Sampaio, cerca de 160 residencias equivalente a cerca de 500 pessoas.


A Outra novidade foram visitas internacionais de representantes da saúde pública do México e Estados Unidos, cujos comentários nos deixaram orgulhosos. 

Relata a nossa gerente a enfermeira Eliana o quão bem impressionados ficaram esses visitantes com a qualidade do serviço oferecidos à população local. Segundo ela, a representante dos EUA, chegou a fotografar os dispensários de camisinhas nos tamanhos adulto  e adolescente , dizendo que uma coisa dessas seria inconcebível em seu país, não pelos órgãos da saúde, porém pela própria população, que veria a decisão, como incentivo ao sexo. 

Sendo que nossa gerente a enfermeira Eliana, explicou que com essa atitude, conseguimos baixar os índices de novos infectados pelas DST/AIDS em nosso município, além da queda no índice de  gravidez  de adolescentes.
Entre os vários temas levantados para formar a pauta   da próxima reunião, estão os dados colhidos reunião do Plano Diretor para o quadriênio 2013/2017 que serão apresentados na próxima reunião.
Para um primeiro encontro, considero que foi produtiva e significante.
Ressalto a presença maciça de representantes do conjunto habitacional Orestes Lopes de Camargo contra a inexpressiva dos demais  conjuntos assistidos pela Unidade de Saúde.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

UPA da região Norte

Ribeirão Preto, 05 de Junho de 2013 - 16h26
Secretários acertam últimos detalhes para licitação da UPA da região Norte
Nova Unidade de Pronto Atendimento deverá ser licitada nos próximos dias
 
Divulgação

Stenio Miranda e Luchesi Junior conversa com munícipes sobre a importância da UPA que será construída na região Norte
 

Os secretários municipais Stenio Miranda e Layr Luchesi Junior, respectivamente da Saúde e Casa Civil, estiveram na tarde desta quarta-feira, dia 5, visitando o terreno onde será instalada a UPA Quintino/Simioni. “Estamos fazendo uma verificação da área, já que a obra deve ser licitada nos próximos dias”, afirmou Stenio Miranda. Já Luchesi Junior afirmou que a visita objetiva constatar a necessidade de outras providências que porventura não tenham sido adotadas.
Com 1.912 metros quadrados de área construída, a UPA Quintino/Simioni terá porte 2, que atende uma região de 100.001 a 200 mil habitantes. A Unidade de Pronto Atendimento da região Norte será construída na avenida General Euclydes Figueiredo, 161.
A nova unidade contará com leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos, cinco para clínica médica, além de farmácia, arquivo, e dois quartos para isolamento.
“A UPA Quintino/Simioni trará grandes benefícios aos moradores da região Norte da cidade. Com sua construção, haverá um menor número de pessoas nas Unidades de Saúde”, ressalta prefeita Dárcy Vera.

 Fonte: Coordenadoria da Comunicação social

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ouvidoria:Informação, Elogio, Sugestão, Solicitação, Reclamação, Denúncia

                                   


Equipe Técnica

As informações contidas neste portal são elaboradas pelas áreas técnicas da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, sendo organizadas e disponibilizadas pela sua Equipe Técnica,  responsável pela manutenção e atualização. O desenvolvimento  em informática é realizado pela equipe da CODERP.

Secretário
Stenio José Correia Miranda

Técnica Responsável
Cristina Maria Fernandes Porto - Enfermeira - SMS



              Registre aqui sua demanda >Fale com a Ouvidoria: Quando você buscar atendimento ou informações e não obtiver resposta, ou se esta resposta não for satisfatória

Informação, Elogio, Sugestão, Solicitação, Reclamação, Denúncia

domingo, 2 de junho de 2013

Complexo Regulador

                      

O Complexo Regulador Municipal foi implantado em julho de 2005 como instrumento auxiliar de gestão.

Em 22 de fevereiro de 2006, é publicada a Portaria GM 399, apresentando o Pacto pela Saúde 2006, e a partir de então, a SMS concretiza seu complexo, que vem sendo incrementado sistematicamente, como estratégia de consolidação do modelo de atenção proposto pelo SUS.

O Complexo Regulador de Ribeirão Preto, obedecendo à determinação da Portaria 399/06 do MS, está sendo estruturado por unidades de trabalho (centrais de regulação: central de consultas especializadas, central de regulação de procedimentos de média e alta complexidade, central de regulação de cirurgias eletivas e central de regulação odontológica e central de regulação de urgências/emergências) necessariamente, interligadas entre si, permitindo assim a ordenação do fluxo de necessidade / resposta aos pacientes. O Complexo Regulador é agregador de centrais e todas que forem criadas deverão fazer parte de seu corpo.

Foram adotadas medidas de ação regulatória que permitem que o gestor tenha uma visão ou leitura das possíveis ações de impacto, que efetivamente adequem o modelo de atenção à saúde às necessidades do usuário, que viabilize que a gestão pública institua melhor controle do acesso dos serviços ofertados e também uma aplicação eficiente dos recursos e conseqüentemente implemente ações que revolucionem, que modifiquem e que qualifiquem o SUS.

Em pouco tempo de existência o Complexo Regulador já sinalizou a potência de seu papel como observatório do sistema permitindo a identificação de pontos vulneráveis da organização e possibilitando a programação de intervenções mais dirigidas e eficazes.
A guia de referência e a ficha de contra-referência foram os instrumentos adotados para a comunicação entre a rede, prestadores e complexo, para a solicitação de consultas, exames e procedimentos. Passam por regulação de acordo com protocolos estabelecidos implantados.

Está sendo implementado o sistema de gerenciamento em saúde, melhorando a comunicação e a rapidez da ação regulatória, levando acesso rápido via Internet a todas Unidades da Rede.

Objetivando atingir a abrangência desejada das ações do Complexo Regulador necessitamos avançar ainda em algumas áreas:
- Reorganização do organograma do Departamento de Informática, Estatística Controle e Auditoria, contemplando o Complexo Regulador e passando o novo departamento a ser denominado: Departamento de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria;

- Redimensionar a equipe do Complexo;

- Implantação dos protocolos elaborados e em fase de impressão;

- Elaboração e implantação dos demais protocolos;

- Implementação do sistema de gerenciamento em saúde, avançando nas ferramentas de regulação e auditoria.

sábado, 1 de junho de 2013

Atendimento Básico/Primário - UBS




1.1 - A porta de entrada para o SUS

Qualquer cidadão residente em Ribeirão Preto, que necessitar de um atendimento em saúde, deve procurar a UBS - Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Elas são consideradas a porta de entrada para o SUS - Sistema Único de Saúde.

1.2 – O que levar quando for a unidade

1.2.a – Primeiro atendimento
Quando o cidadão não for usuário do sistema, na sua primeira ida a unidade, será feito o cadastramento (nº Hygia), sendo necessário:
- Identidade ( RG/ CPF/ CNS )
- Comprovante de residência, preferencialmente, no nome do usuário.

1.2. b- Sempre que for a uma consulta:
- Procure chegar com 15 minutos de antecedência
- Não esquecer de levar o seu cartão da unidade (nº Hygia).
- Levar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Caso o usuário não tenha, deverá providenciar - Clique aqui. 

1.3 - Como agendar uma consulta

A primeira consulta, considerada de atenção básica como clínico-geral, pediatria e ginecologia-obstétrica, é agendada nas UBS.

O usuário poderá agendar diretamente na UBS ou através do teleagendamento: 0800 – 770-1160 (é necessário ter o cartão da unidade).
 
1.4 - Serviços oferecidos na maior parte das UBS:
- Clínica Médica
- Ginecologia e Obstetrícia - Pediatria
- Odontologia
- Enfermagem – vacina – teste do pezinho
- PIC - Programa de Integração Comunitária
- Assistência Domiciliar
- Acompanhamento de famílias cadastradas
- Programa de Agentes Comunitários
- Farmácia

* Verificar antes os horários de funcionamento e serviços oferecidos
 

1.5 - A organização dos serviços das UBS

Toda unidade tem um gerente responsável (gestor local) e, grande parte, uma comissão local de saúde (participação dos usuários) – Informe-se durante o seu atendimento.
 

2 - Atendimento Especializado – UBDS - Unidades Especializadas – Serviços Conveniados.

Sempre que o problema de saúde do usuário não puder ser resolvido pelos médicos, dentistas ou outro profissional do atendimento básico, o usuário será encaminhado a um especialista.
Este encaminhamento será feito com uma guia de referência, onde constará o local, a data e o horário do atendimento.
O atendimento poderá ser feito em uma das unidades especializadas da própria Secretaria Municipal de Saúdeou em algum outro estabelecimento de saúde conveniado.
 
3 - Atendimento Hospitalar- Hospitais integrantes do SUS

Este atendimento será feito através do Complexo Regulador. O paciente será encaminhado para os hospitais integrantes do SUS, com uma guia de referência.
O profissional de saúde que está atendendo ao paciente é informado pelo Complexo Regulador, para qual hospital o paciente deverá ser encaminhado. Este sistema é um instrumento que, antes de qualquer coisa, garante maior agilidade no atendimento, evitando que o paciente fique andando, de um hospital a outro, à procura de vaga para internação.

4 - Atendimento de urgência e emergência/UBDS – PA (Pronto Atendimento)

As UBDS funcionam 24 horas para o atendimento de urgência e emergência.
- Os usuários deverão se dirigir as UBDS quando ocorrer:
- Febre Alta, desmaios, acidentes, convulsões; agressões, físicas, afogamentos, quedas, hemorragias, ferimentos, crises, de falta de ar, queimaduras, envenenamentos, dores intensas, fraturas, etc.
- Não procure o P.A para: Atestados médicos, trocas de receitas e encaminhamentos para especialistas.
 

5 – SAMU - 192

O telefone 192 é o acesso ao serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de Ribeirão Preto (SAMU).
O que o SAMU atende: Casos graves e que necessitam de atendimento imediato e/ou encaminhamento a um hospital ou unidade de pronto atendimento, tais como, quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos à bala, gestantes em trabalho de parto, casos clínicos agudos com risco de vida.
Como acessar: Ligando no 192, de qualquer telefone. No caso de telefone público (orelhão), não há a necessidade de colocar fichas – a ligação é gratuita.
Ao ligar para o 192:
- Diga o motivo do chamado de forma rápida e clara;
- Diga o seu nome e de onde está ligando;
- Responda corretamente às perguntas feitas, as respostas dadas ajudarão a decidir qual o recurso disponível e indicado na hora e local solicitado;
- Forneça o endereço (rua, avenida, número, bairro) correto de onde está a vítima indicando, preferencialmente, pontos de referência e como chegar mais facilmente ao local. Para diminuir o tempo de chegada do SAMU ao local, solicite que alguém sinalize para a viatura quando esta estiver próxima. Se for residência, quando possível, solicite que alguém permaneça na porta;
- Informe, em casos de acidentes de trânsito, o número de vítimas e se há alguém preso em ferragens.
Importante:
- Siga atentamente as orientações passadas por telefone, enquanto aguarda a chegada da ambulância, assim, não desligue até que sejam passadas todas as informações necessárias;
- Nunca remova o acidentado em casos de acidente ou queda, pois poderá agravar ou provocar outras lesões, especialmente de coluna cervical;
- Não mexa na vítima! Chame o socorro pelo número 192;
- Mantenha a calma;
- A ansiedade em ajudar pode agravar a situação da vítima;
- Caso haja piora do estado da vítima, ligue novamente e repasse as atuais condições da vítima. 

6 – SAD - Serviço de Atenção Domiciliar

População alvo 

Qualquer pessoa residente em Ribeirão Preto, que se enquadre nos critérios do SAD:
- Pessoas com dependência total ou parcial (agravos que impeçam a plena autonomia para locomoção e o autocuidado);
- Pessoas necessitando de cuidados especiais que possam ser desenvolvidos no domicílio;
- Pessoas com doenças transmissíveis, necessitando de cuidados específicos e educação em saúde;
- Pessoas consideradas em iminência de risco ou agravo à saúde, pelos profissionais das unidades de saúde, núcleos de saúde da família (NSF), profissionais dos programas da SMS, bem como instituições da comunidade e população.

A Atenção Domiciliar (AD) não estará indicada, quando:
- Paciente não apresenta incapacidade, nem dependência total ou parcial (estando fora da população alvo);
- Por falta de cuidador;
- Descrição do domicílio: não tem infra-estrutura para acomodar o paciente; não tem mínimas condições de higiene e de moradia.
- A possibilidade da família ou o paciente assumir o seu cuidado, integralmente;
- A possibilidade do paciente ou a família não desejarem a AD;
- Pela institucionalização do paciente;
- E também pela não estabilidade do paciente, necessitando intervenção hospitalar.
Como o serviço é acionado:
Qualquer pessoa poderá solicitar o serviço do SAD, dirigindo-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A solicitação para visita domiciliar será sempre preenchida por um profissional de saúde. O profissional da saúde preencherá a solicitação para visita domiciliar (UBS/UBDS, ambulatórios de especialidades, hospitais e outros) e deverá encaminhá-la a Unidade de Saúde de referência do paciente, para a avaliação do enfermeiro que servirá de pré-triagem.

O enfermeiro verificará itens do protocolo do SAD, que são dados relevantes para o atendimento integral do paciente

7 – Assistência Farmacêutica

Acesso aos medicamentos padronizados pela Rede Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde fornece aos munícipes os medicamentos essenciais padronizados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - Remume. 
Para se ter acesso a esses medicamentos é necessário à apresentação de receita médica e cartão de matrícula da unidade de saúde. 
É importante salientar que para alguns medicamentos podem ocorrer peculiaridades que serão esclarecidas na farmácia da unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Para saber se os medicamentos de que necessita são padronizados acesse o site da SMS clique em assistência farmacêutica e depois em Remume para consulta.

Sugerimos que procure o(a) farmacêutico(a) da unidade de saúde mais próxima de sua residência que poderá analisar a receita e orientar cada caso.

Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, anteriormente denominado de medicamentos de alto custo (Programa de Medicamentos Excepcionais)
O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde sob gestão Estadual que recebe financiamento federal e o co-financiamento é de responsabilidade estadual.
A dispensação desses medicamentos é realizada pela Farmácia Especializada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, situada no Campus Universitário. Site de consulta e informações www.hcrp.fmrp.usp.br, Nesse link constam inclusive os novos protocolos estaduais e seus respectivos formulários específicos.

Acesso aos medicamentos da Farmácia da Gente
A Farmácia da Gente é um projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do município de Ribeirão Preto. Tem como objetivo complementar o programa de distribuição gratuita de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, orientar sobre o uso correto de medicamentos, dos riscos da automedicação e da importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento.

Doação: 0800-772.7213, ou pessoalmente Rua Cerqueira César, 383 – Centro
Horário de atendimento das 8h às 18h, de segunda à sexta feira.



Acesso aos medicamentos da Farmácia Popular
A Farmácia Popular é um programa destinado a atender toda população, dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios.

A única condição para aquisição dos medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Tal exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicação ou mascarar sintomas de doenças importantes.Todos os medicamentos são disponibilizados a preço de custo.
Possui uma lista selecionada de medicamentos a preço de custo, com o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos por parte da população, inclusive a atendida por serviços privados de saúde.
A lista é composta de 106 medicamentos classificados como essenciais, e também pelo preservativo masculino. Os remédios atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população.
   
Horário de Funcionamento e Local:
De segunda a sexta-feira - das 8h às 18h - aos sábados das 8h às 12h.
1- Unidade Rodoviária - Av. Jerônimo Gonçalves, s/nº, Rodoviária.
Fones: 3632.3067 e 3632.3324

2- Unidade Bonfim Paulista - Rua Carlos Norberto, 277
Fone: 3972.2868

Veja Mais


8 - Composição da Secretaria Municipal da Saúde – SMS
  • 01 UPA - Unidade de Pronto Atendimento
  • 05 Unidades Básicas Distritais de Saúde
  • 28 Unidades Básicas de Saúde
  • 14 Unidades Saúde da Família
  • 01 Unidade Básica Especializada Infantil - PAM II
  • 29 Equipes de Saúde da Família
  • 01 Laboratório do Município (Patologia e Citologia)
  • 01 Ambulatório Regional de Especialidades – NGA 59
  • 01 Ambulatório de Especialidade para Crianças – PAM II
  • 03 Centros de Ref. Moléstias Infecto Contagiosas (CTA Alexander Fleming SimioniCTA Vila Virgínia e Central)
  • 01 Núcleo de Atenção à Pessoa Deficiente – NADEF
  • 03 Ambulatórios de Saúde Mental (1- Regional, 1 Central e 1 no Distrito Oeste)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS ad (Sanatório Espírita Vicente de Paulo)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS III (Sanatório Espírita Vicente de Paulo)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS II (Semi Internação)
  • 01 Centro de Atenção Psicossocial CAPS i (Infantil)
  • 17 Residências Terapêuticas – sendo:
    07 – Sanatório Vicente de Paulo - (Município)
    10 – Centro Espírita Caminho da Luz - (Estado)
  • 01 Centro de Saúde do Trabalhador - CEREST
  • 05 Centros Distritais de Vigilância em Saúde
    Divisão de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos
    Divisão de Controle de Zoonoses
  • 02 Farmácias Populares:
    01 – Rodoviária
    01 – Bonfim Paulista


9 - Prestadores Hospitalares
  • Fundação Santa Lydia
  • Sociedade Beneficente e Hospitalar Sta. Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
  • Sociedade Portuguesa de Beneficência Hospital Imaculada Conceição
  • Hospital São Francisco S/C Ltda
  • CECEB -  Centro Clínico Electro Bonini-UNAERP
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo (Campus e UE)*
  • Hospital Estadual de Ribeirão Preto*
  • Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto - Santa Tereza*
  • MATER - Fundação Maternidade Sinhá Junqueira * 
* Serviços que estão sob gestão estadual que compõe a rede de assistência a saúde

10 - Prestadores Ambulatoriais
  • AMA – Associação dos Amigos do Autista
  • Rarev – Fundação de Ribeirão Preto Apoiando a Recuperação de Vidas
  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
  • Barão de Mauá – Ambulatório Dr. Domingos J. B. Spinelli
  • Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP
  • FAEPA - Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência
  • Laboratório de Citopatologia e Patologia Cirúrgica.
  • Mac Mic. Análises Clínicas Laboratório João Sabbag Ltda.
  • Laboratório de Mic e Análises Clínicas Dr. Mello Ltda.
  • Hospital São Paulo de Clínicas Especializadas - TRS
  • Serviço Nefrologia de Ribeirão Preto - TRS