Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2013

O Problema das Áreas Viciadas

Mais uma vez, retornamos aqui com mais um capítulo da novela do lixo urbano.
Temos uma área verde das mais belas de toda a região norte, e pela idade das comunidades que a compõe,se encontra bem estruturada, e enriquecida por um dos mais belos parques da cidade, o Parque Tom Jobim, cuja continuação se dá com a mata ciliar que contorna o Córrego e  atravessa a região rumo a um grande rio. Esta área., é responsável pelo clima, pela paisagem  que valoriza a nossa vida Além da beleza claro.


No meu passeio matinal, mais uma vez pude registrar om desprazer o resultado da falta de senso, de respeito e da generosidade dos que contribuem com a destruição da natureza, da beleza e compromete a saúde dos moradores.

Bairro Maria Casagrande terá arrastão contra a dengue neste sábado, dia 5-01-2013
      
As imagens falam melhor que qualquer palavra; mas devo ressaltar, que fazem poucos dias que a secretaria da saúde realizou um arrastão recolhendo, 10 caminhões fizeram a remoção de entulhos das áreas viciadas, onde cerca de 400 toneladas foram retiradas dali.
Agora veja como estão hoje estas mesma áreas:


















A existência da placa de proibição, parece não fazer a menor diferença para os desatentos moradores, de perto ou de longe, que não descobriram ainda termos um serviço de coleta de lixo dia sim, dia não.  



A falta de consciência é a responsável pela enorme quantidade de sofás que são descartados ao longo da mata. Tem pra todos os gostos, modelos e cores. 


Um desastre, porque com certeza, esse material, compõe verdadeiros palacetes para a população de insetos peçonhentos, como escorpiões, que infestam nossas casas. os ratos e baratas.





A Infra estrutura Municipal, procedeu a remoção desse tipo de material, em novembro de  2012, e nem parece. Sabemos que o capim cresceu por causa das chuvas que graças a Deus, nos brindou com chuva amena e abençoada, renovando o ciclo da vida, na Natureza..






Cata-galho

A prefeitura de Ribeirão Preto possui um 

serviço de coleta de podas 

de árvore, capinas e restos de jardinagem de 

áreas e logradouros públicos.



Não há taxa e qualquer munícipe pode 

solicitar o serviço através do 


SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe).


Telefone: 3968-8650


Ramais: 8735/8661


Horário de atendimento: de segunda a sexta–

feira, das 7h30 às 11h30 

e das 13h às 17h.



Não existe nenhuma preocupação com os vizinhos da área, que utilizam esta calçada . O lixo muita vez é atirado de dentro dos carros, e ficam assim entulhando o espaço de transito dos pedestres.


Um triste contraste com a paisagem natural e com o crescimento da vizinhança, como pode ser visto, do outro lado do córrego, onde surgiram vários condomínios.




     
Neste local, após remover mais de um caminhão de  lixo, entulhos de reformas e podas de árvores, por ser uma área florestada por alguns moradores e pela propria secretaria de meio ambiente, foi colocada mais uma vez a placa. 
Como podem perceber, ela ficou invisível, e continuam a descartar todo tipo de lixo no local. 




Observo também, que a cada vez que  se faz necessário a entrada da máquina no local, a calçada é danificada, porque não é propria para resistir ao peso das máquinas nem dos caminhões basculantes que coleta o entulho, e já temos vários pontos quebrados, cuja recuperação, não será feito por muito tempo, e quando for feita, sairá dos cofres públicos, portanto dos nossos bolsos, valores, que poderiam estar sendo utilizados para outro setores, como saúde, educação, e mesmo melhoria da infra estrutura do município. 




Outro fator bem sério é a quantidade de pequenos recipientes que podem coletar água das chuvas, e servirem de criadores do mosquito Aédige Egipte, trazendo de volta a epidemia da  DENGUE PARA NOSSA COMUNIDADE.

Duvida?

O

Percebes?



Agora veja o quanto de água acumulou em seu interior.


Este é apenas um das centenas  de outros que ali existem.

Agora repare na paisagem do outro lado da rua, que beleza!



Nada justifica esse relaxo, e irresponsabilidade dos que atiram lixo ao longo da mata ciliar, no jardim Alexandre Balbo, José Sampaio e maria Casagrande. Penso que já deu tempo, para que a nossa população se emancipe, e mude estes hábitos. 

Temos frequentemente, equipes varrendo as ruas de nossos bairros, além de nós mesmos, os moradores, temos tudo para vivermos em uma comunidade limpa e civilizada, que respeita a benção da natureza tão bela, tão generosa!

Um pouco antes deparei com algo que me alegrou, e vou partilhar, vejam:

 Estes vizinhos estão formando uma área de laser bem próximo a ponte que uni o Balbo com o Sampaio. 
Não é animador? 
Parabéns aos que tomaram esta belíssima iniciativa!.
As belas árvores já proporcionam gostosa  e refrescantes sombra.




  .

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ônibus Gratuito para Estudantes da Rede municipal




                         

O cadastramento e/ou recadastramento dos estudantes usuários de transporte coletivo em Ribeirão Preto, com interesse na gratuidade nos ônibus urbanos, tem início nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 15 de janeiro, pelo diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, William Latuf.
Alunos do ensino infantil, fundamental e médio das redes municipal e estadual terão direito a gratuidade nos ônibus desde que se enquadrem nos seguintes critérios: distância entre residência e escola acima de 1 quilômetro; limite de uso diário de duas viagens e restrição de horário por turno escolar, sendo: manhã – 5h às 14h; tarde – 11h às 20h; noite – 17h às 00h30; e integral – 5h às 20h.
De acordo com William Latuf, os estudantes que não se encaixam nos critérios da gratuidade continuarão recebendo desconto de 50% no valor da passagem. “Vale lembrar que a gratuidade nos ônibus será permitida somente nos dias letivos, a partir de 1º de fevereiro”.
A Transerp fará o cadastramento e recadastramento dos estudantes no Posto de Atendimento São Sebastião, localizado na rua São Sebastião, nº 909, nos horários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados das 8h às 12h; e no Poupatempo, no Novo Shopping, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 15h.
É necessário apresentar cópia da Cédula de Identidade (RG); comprovante de residência (cópia da última conta de luz ou telefone) em nome dos pais do aluno; declaração escolar atestando a matrícula, série, turno escolar e o endereço do aluno.
A gratuidade para estudantes nos ônibus urbanos consta no contrato de concessão do transporte coletivo entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio Pró-Urbano.
O representante regional da UEE – União Estadual dos Estudantes, Fábio Sardinha, também participou do anúncio da abertura do cadastramento e ressaltou a importância da gratuidade para os estudantes. “A medida veio em boa hora, e para nós do movimento estudantil este é um momento histórico”.



Fonte>http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=23662

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prevenção e Controle de Escorpião


SAMU e Mudanças na Central Regional de Regulação de Urgências



SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

RESOLUÇÃO Nº 02
DE 09 DE JANEIRO DE 2013

DR. STÊNIO JOSÉ CORREIA MIRANDA, Secretário da Saúde do Município de Ribeirão Preto, no uso de suas atribuições e,

Considerando:

A necessidade de ampliar a organização das rotinas da Central Regional de Regulação de Urgência de forma a garantir aos usuários do sistema de urgência e emergência o atendimento adequado e em tempo oportuno;

A implantação do SAMU Regional, que atenderá aos chamados dos municípios a ele integrados por intermédio da Central Regional de Regulação de Urgência;

A necessidade de adequação das rotinas da Central Regional de Regulação de Urgência aos dispositivos preconizados pela Portaria MS 2048, de 2002, especialmente no que se refere aos itens 1.1.1.1 do Capítulo IV do Anexo I.

RESOLVE:

Artigo Primeiro - É competência e responsabilidade do profissional médico escalado para plantão na Unidade de Suporte Avançado atuar na orientação e na ordenação por prioridade das solicitações de regulação primária recebidas pela Central Regional de Regulação de Urgência.

Parágrafo Único - São consideradas regulações primárias as solicitações oriundas de ambiente não hospitalar para atendimento de âmbito pré hospitalar, seja no próprio local do evento, seja em unidade pré hospitalar da rede de urgência e emergência.

Artigo Segundo - No exercício de sua condição de responsável pelas regulações primárias, o médico é considerado autoridade sanitária, com prerrogativas para determinar o tipo de equipe a ser despachada para cada atendimento e a ordem de prioridade para os atendimentos em eventual espera.

Parágrafo Primeiro - Para tomar decisões adequadas e coordenar a equipe da Central Regional de Regulação de Urgência, o médico responsável pela regulação primária deve obter informações diretamente com o solicitante e esclarecer de modo suficiente as características clínicas da pessoa a ser atendida.

Parágrafo Segundo - O médico responsável pela regulação primária deve registrar de modo completo e legível em meio eletrônico ou em formulários específicos os dados relevantes referentes ao processo de regulação.

Artigo Terceiro - A equipe da Central Regional de Regulação de Urgência é subordinada ao médico responsável pelas regulações primárias em tudo o que se referir a esse tipo de procedimento, devendo acatar e executar suas decisões.

Artigo Quarto - São atribuições da enfermeira da equipe da Unidade de Suporte Avançado, em seu horário de escala, auxiliar na orientação das equipes em campo, realizar classificação de risco dos casos atendidos à distância, mediante informações transmitidas pelos integrantes da equipe que presta atendimento no local, e transmitir, para solicitantes de atendimento via telefone, orientações da competência de atuação da enfermagem.

Artigo Quinto: A recusa, pelo médico ou pela enfermeira escalados na Unidade de Suporte Avançado, em exercer suas responsabilidades pelas regulações primárias, resultará em seu desligamento da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, e em sua designação para outro serviço, conforme as disponibilidades e necessidades da assistência, consideradas as preferências e qualificações do servidor.

Artigo Sexto - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.

DR. STÊNIO CORREIA MIRANDA
Secretário Municipal da Saúde

Fonte> (Diário Oficial do Município de Ribeirão Preto===tp://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/dom/i73principal2.php?pagina=/dom/sdom/i7302012v.php?data=01/10/2013&pid=01201440

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Cidade, O Lixo e os Culpados


Eu tenho refletido sobre algumas coisas que vejo na politica em nossa cidade, embora não seja exclusividade da   nossa.
Governar uma cidade, é algo extremamente sutil e difícil; São tantos detalhes a serem observados, tantas necessidades! Tantos obstáculos naturais e não tão naturais a serem superados, o que torna a tarefa extremamente árdua, e para poucos. Pouquíssimas pessoas tem estofo suficiente para desempenharem tal função.
Durantes quase dois séculos, nossa cidade foi administrada por personagens do sexo masculino; enfrentaram todavia, cada qual as dificuldades próprias da época de cada um; Alguns foram bem sucedidos, outros nem tanto, porém foi assim de quadriênio em quadriênio que chegamos até aqui 2012/2013; 

                                   
Entretanto, agora me parece, ter chegado definitivamente a hora e a vez da figura feminina tomar  lugar, onde antes só reinaram absolutos  os homens, nada contra eles evidentemente, (o qe seria de nós mulheres sem a força e sagacidades masculina?); porém, sabemos nós que a característica feminina, foi ao longo dos tempos, treinando e se aprimorando, para chegar onde chegou. _A frase: "Atras de um homem bem sucedido, sempre há uma mulher" toma sentido aqui.
E sua condição  em matéria de capacidade administrativa, se apresenta muito acima do que  o esperava o homem, e infelizmente ainda muitas figuras do 'nipe' feminino, cujos interesses, ou dificuldades particulares, não lhes permite a liberdade mental de avançar seus pensamentos neste sentido. O que as colocam inevitavelmente, como adversárias daquelas que ‘ousaram’ quebrar paradigmas, transpor barreiras,  e se lançarem no mundo político. Isto não começou agora, bem sabemos. Quem não conhece a história da Dra. Carlota Pereira de Queirós: primeira mulher eleita deputada federal na história do Brasil¿
 

Bem, se não sabe de quem estou falando, tudo bem mas, esta é a hora de ampliar seus conhecimentos.
                                     
Desde a década de 30, corajosas mulheres vem enfrentando o preconceito machista, preconceito este muitas vezes expressados, alimentados e sustentados infelizmente pelas próprias mulheres (mães e esposas), conformadas com o papel degradado, a elas impostos por séculos, e continuados na educação de suas proles . Bom mas  isto é assunto para um outro tópico; voltemos a administração feminina da nossa cidade.
O que eu venho observando, e qualquer um poderá fazê-lo também se assim o desejar, é que existe um movimento orquestrado, que eu intitulo de a “Turma do copo meio vazio”, e que investe considerável energia diariamente em frustradas tentativas de desclassificar, desprezas, desmerecer, o esforço e o trabalho realizado até aqui pela prefeita reeleita.
Fica claro que,  um esforço inaudito, num jogo político e desonesto,eu diria mesmo amoral, onde as pedras (indivíduos que se permitem a condição de "boi de piranha") podendo ser, desde um munícipe comum, idealista deste ou de outro partido de oposição, quanto de pessoas, mal informadas, e mal formadas, que “não sabendo onde apareceu a "estrela de David", apenas ouvindo  dizer que o "galo eu algum lugar" , passam a fazer coro contra a atual administração. 
_Ex: Dia desses li uma referencia a ponte que foi removida no bairro, cuja função segundo a notícia, era ligar o Procópio ao Maria Casagrande;  hilário  não fosse trágico, visto que  essa pessoa, se auto intitula uma defensora de projetos que nos beneficiariam.  Deus nos livre!
Fiquei a imaginar,  que poderíamos fazer transitando por esta  ponte?
Quem conhece a terra por onde se movimenta, não cometeria tal equívoco. E este é apenas um dos vários equívocos que acontecem frequentemente.
E nesse ponto, não falo isto apenas hoje, enquanto a cidade é administrada por uma mulher, mas já vi os mesmos sintomas noutras gestões sob a batuta masculina.
Bem, nesta onda, há determinados veículos de comunicação, que se dão ao trabalho de todos os dias, em todas as edições noticiosas, transformarem, buracos em cavernas, poças d’água em grotões, apenas para no final fecharem com insinuosas e vergonhosas acusações contra a figura da prefeita. 
Digo vergonhosas, porque me sinto envergonhada, por reconhecer nestes o esforço aviltante de desmerecer o trabalho da senhora prefeita. Vergonhoso sim, porque jamais vimos administração, tão coerente com as necessidades do município, onde a comunidade periférica tivesse recebido atenção em suas necessidades básicas, onde o respeito humano é o ponto de partida nas repartições públicas. É desnecessário enumerar aqui, bastando entrar no portal da cidade, para verificar, tudo quanto foi feito, tem sido feito e a qualidade do serviço prestado a população mais carente, sem contudo deixar de atender as áreas prioritárias, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do município, avançando onde ninguém nunca antes se aventurou. Porém, neste contesto, se acham a 'rosa bela,  mas, sempre o mas, _reclamam dos espinhos!' E os espinhos aqui, na verdade, são exatamente aqueles que não conseguiram lugar no velho e cômodo cabide público; para continuarem  como costumavam fazer e  ou esperavam poder continuar. 
                               
Felizmente para a população mais pobre, a Luz sempre extinguirá a treva, inclusive na política, onde um pequeno grupo é responsável pelo bem estar, a segurança e a evolução de uma população de centenas de milhares de  pessoas, homens, mulheres , jovens e crianças, cujos futuros, dependem exatamente o que se fizer hoje por eles, com responsabilidade, respeito e qualidade.
Neste momento, quero voltar a falar do lixo e das áreas públicas em nossas cidades, visto não ser problema apenas da nossa cidade; aprendi hoje, que isto já tem até um nome: “Áreas Viciadas”, ou seja: Lugares urbanos, públicos onde pessoas atiram seu lixo, entulho, bagulhos, lixo domestico etc., e não importa quantas vezes o serviço público recolha e limpe, outro monte de lixo estará lá amanhã.


                                
E não adianta ficarmos indignados, porque os que descartam lixo fora do lugar serão sempre em números maiores do que os que se indignam. Portanto sou ou somos, apenas ínfimas vozes no deserto.  Ter a consciência disso, não é o suficiente para me calar, nem de me acomodar. Criada no serrado mineiro, de forma simples e livre, feito indígena, jamais aprendi a conviver com erros que prejudiquem a natureza, a beleza dos lugares, contaminassem fontes hídricas.
Viver em meio a sujeira, não deveria ser hábitos de uma população civilizada, mas é isso o que vejo e assisto hoje. Há apenas quatro dias, a administração, pública, juntamente com voluntários, de combate a DENGUE, procederam significativa[ limpeza e remoção de lixo descartados ao longo da avenida que dá continuidade a área verde do parque Tom Jobim, que deveria ser a menina dos olhos da comunidades local, mas se você passar agora pela avenida, deparará com indescritível montes de lixo, composto tanto de resíduos de reforma, lixo domestico, descarte de roupas velhas, e moveis velhos, somados a podas de árvores. Tudo isto atirados tanto na área verde quanto nas calçadas, impedindo o transito de pedestres; lembrando que a calçada é usada como espaço para caminhadas. Mas ontem tivemos uma chuva formidável, com volume e tempo consideráveis,  imagino o quanto de todo aquele lixo não foi parar no leito do córrego? E se isso aconteceu, foi parar onde? Não é preciso ser especialista, para saber que em algum lugar esse lixo irá ancorar, formando barreira, e provocando enchentes com consequências inimagináveis.
E então, eu pergunto aos do “Copo meio vazio”,- De quem é a culpa¿
_Os agentes de limpeza, cumpriram fielmente a sua agenda semanal.
_A prefeitura, promoveu a poda de arvores e grama, pouco antes do Nata.
 _Recolheram todo o lixo, removeram tudo o que era restos de móveis.
_Colocaram placas indicando a proibição do Lixo no local, sob penas cabíveis na lei.
Podemos em sã consciência debitar a culpa na administração, que luta por resolver centenas de questões diferentes nas necessidades prioritárias da cidade?
Acaso, após ter sido a sua residencia submetida a meticulosa faxina pela funcionária contratada para esse fim, seria culpa dela, se os teus familiares, atirassem, o papel usado pelo chão do banheiro, deixasse as torneiras meio fechadas, atirassem o lixo comum pelo quintal, ou não colhesse as fezes do cachorro, até a próxima faxina?
Multiplique esse exemplo por uma cidade inteira, e me diga se ainda achas que uma única pessoa pode ser responsável por todo o lixo que rola pelas áreas públicas, e as suas inevitáveis consequências?
                 
Devemos tratar nossa cidade como cuidamos de nosso lar particular, simplesmente porque a “Nossa Cidade é Nossa Casa Coletiva”!



Prefeita empossa membros eleitos nos Conselhos Tutelares



                                 QUEM SÃO OS CONSELHEIROS





Conselho Tutelar I:

Glauber da Silva
Ana Luiza Vilela Feres
André Luiz Rodrigues da Silva Jorge
Regina Paula Venâncio
Rita de Cássia da Silva Cardoso


Conselho Tutelar II:

Walderez Alves Miranda
Rosemary Aparecida Pereira Honório
Lucilena Bestetti Alves
Marina da Silva Salles
Manoel Francisco Câmara



Conselho Tutelar III:

João Manoel Belem de Almeida
Joana Darc Gomes Amorim
Carmen Theodoro Gaspar de Lima
Jéssica Pires Cardoso e Marlene 




A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, empossou na manhã desta terça-feira, dia 11 de dezembro, no Palácio Rio Branco, os 15 novos membros dos Conselhos Tutelares I, II e III, sendo cinco membros em cada um dos Conselhos e mais 15 suplentes. Os conselhos atuam no município com o objetivo de atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção pertinentes, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os conselheiros foram eleitos no último domingo, dia 9 de dezembro, durante eleição organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e realizada na Escola Dom Luis do Amaral Mousinho, com votação e apuração dos votos abertas publicamente.
A solenidade de posse contou com a presença de Maria Sodré, secretária municipal da Assistência Social; Jamil Albuquerque, secretário de Governo; Maria Aparecida Catalan, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA); André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, bem como de Laerte Costa, presidente da Fundet – Fundação de Educação para o Trabalho -, e dos vereadores André da Silva e os vereadores eleitos, Paulo Modas, Rodrigo Simões, e Genivaldo Gomes, além de familiares dos conselheiros empossados.
Os Conselhos Tutelares prestarão atendimentos nas seguintes áreas do município: Conselho Tutelar I - Região Centro – Sul e Sudeste, incluindo a região de Bonfim Paulista e uma pequena parte da Região Norte; Conselho Tutelar IIque atende a Região Norte, incluindo todo o Complexo Quintino e Simioni e os conjuntos habitacionais da Região Noroeste no limite da Av. Dom Pedro, Alexandre Balbo e José Sampaio; e o Conselho Tutelar IIIque se responsabiliza pela Região Noroeste a partir da Av. D. Pedro, estendendo-se por todo o complexo Vila Virgínia (Sudoeste).

“Cabe aos membros empossados exercerem com a confiança e o compromisso de que estarão fazendo o melhor pelo município. É uma missão de resgate, amor e dedicação em tempo integral. São 24 horas de comprometimento”, destacou a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e acrescentou: “este é um trabalho voltado para o próximo, onde os conselheiros irão pegar nas mãos e indicar o melhor caminho”.
Os Conselhos Tutelares – O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, deve ser estabelecido por lei municipal que determine seu funcionamento tendo em vista os artigos 131 a 140 do ECA.
Segundo consta no artigo 136 do ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, consequentemente, do conselheiro tutelar atender não só às crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis.
O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional.
Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. O conselheiro tutelar deve sempre ouvir e entender as situações que lhe são apresentadas por aquele que procura o Conselho Tutelar. Somente após a análise das situações especificas de cada caso é que o conselheiro deve aplicar as medidas necessárias à proteção dos direitos da criança e/ou adolescente. Cabe ressaltar que, o conselheiro aplica medidas, ele não as executa, deve, portanto, buscar os poderes necessários para execução dessas medidas, ou seja, poder público, famílias e sociedade. O Conselheiro Tutelar de Ribeirão Preto, regularmente eleito e empossado, exercerá o seu cargo como agente do Poder Público Municipal, de forma autônoma, não jurisdicional e independente no seu aspecto funcional, vai zelar, em nome da sociedade, pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Fonte http://tutelar123.blogspot.com.br/2013/01/prefeita-empossa-membros-eleitos-nos.html?spref=fb