Seguidores

sábado, 31 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

O FUTURO DE NOSSO PLANETA*** Desafio BULAD



 O FUTURO DE NOSSO PLANETA



Questões a serem consideradas:
***PLANETA X HOMEM X SUSTENTABILIDADE***


***O que é SUSTENTABILIDADE 

Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Nos últimos anos, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.

e o que são ATITUDES SUSTENTÁVEIS?***
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito complexo, que gerou dois programas nacionais. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar  seus 4 pilares da sustentabilidade*as Questões Sociais(cultural), Energéticas, Economicas e Ambientais.




Mas o que é, afinal, sustentabilidade? Esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. 

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. 
Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida no futuro. 

Atualmente o que mais se fala é em projetos sustentáveis em todos os sentidos, isso porque apensar de a sustentabilidade e a idéia de ter novas atitudes pensando no meio ambiente e que qualquer atitude mal pensada hoje pode se tornar uma falha no futuro e te atingir ter surgido há muitos anos, só agora que o mundo esta acordando e cada vez mais autoridades atentas a desequilíbrios naturais e catástrofes que vem ocorrido.

Um termo muito comentado na atualidade nos jornais, televisão, rádio e principalmente em colunas de economia isso tudo voltado à crise ambiental que existe hoje em dia, um dos maiores desafios lançados a sociedade é compreender o complexo da sustentabilidade só depois podemos acabar com processos de desenvolvimentos atuais e optar pelos desenvolvimentos sustentáveis. 

O que muitas pessoas não sabem é que desenvolvimento e projetos sustentáveis estão completamente ligados com o setor de gestão empresarial é a partir de ações feitas por grandes empresas e multinacionais que poderemos garantir um futuro melhor.


Alguns exemplos de projetos sustentáveis de empresas famosas como O Boticário que reutiliza suas embalagens a marca disponibiliza a arrecadação de sacolas usadas, basta se encaminharem até uma loja mais próxima e doar as sacolas já usadas que costumamos jogar fora ou guardá-las. 
Diminuindo o impacto ambiental-garrafas pet

Outro exemplo que temos no Brasil é a marca Natura oferece produtos completamente naturais e o melhor é que é riquezas do Brasil o que valoriza muito mais nossa meio ambiente, embalagens para presentes, sacolas, recipientes dos produtos, caixas e até mesmo o catálogo são recicláveis e a empresa faz questão de evidenciar o trabalho sustentável que faz. 
Alguns bancos como Bradesco também já utilizam papeis recicláveis cartas enviadas, impressões entre outros, tudo isso para mostrar que é preciso se conscientizar e que não há método melhor para que as pessoas compreendam a importância.

Alguns supermercados também investem em projetos sustentáveis para beneficio e lucro da empresa como o uso de sacolas plásticas que podem ser substituídas por de papel e até pelas domesticas de tecido que podem ser reutilizados para várias compras, alguns mercados trabalham com o esquema que é o seguinte quem não optar pela sacola plástica ganha desconto. São atitudes feitas por empresas que podem trazer a consciência e não é apenas a garantia do meio ambiente que estamos falando são fatores benéficos que além de trazer lucros para o negócio contribui de certa forma para salvar o planeta.
Educação ambiental nas escolas
Entre tantos acontecimentos no mundo uma das palavras mais ouvidas nos últimos anos é: SUSTENTABILIDADE, já ouviram? Em revistas, jornais, sites, novelas enfim qualquer meio de mídia e comunicação hoje em dia questiona algum fator que envolve a “palavra da moda” com o meio ambiente seja em uma coluna, uma propaganda, ou próprio incentivo, todos os meios em algum momento relacionaram este tema, mas não adiantam tantos meios se nada é feito. 

Sustentabilidade nada mais é do que uma atitude humana para reverter danos relacionados à natureza ou meio ambiente de forma geral, decorrente do cotidiano da sociedade, é no dia-a-dia que tudo acontece que jogamos copos e vários outros materiais descartáveis, que “mandamos” ralo à baixo litros de óleo de cozinha, que lavamos a garagem, o quintal e o carro e que desperdiçamos muito papel, já passou da hora de colocarmos em prática esta palavra tão cogitada. 


Além de um grande “negócio” é um meio de demonstrar respeito pela vida, por sua e por outras gerações e ainda garantir um futuro que muitos sonham.
O sistema de reaproveitamento da água da chuva é um grande passo, este é um sistema de captação, e contrário do que muitas pessoas imaginam não possui um preço elevado, hoje em dia muitas empresas investem neste ramo e além de várias formas de pagamento há também variadas marcas, que além de ser uma fonte renovável garante a você água pura.

Ao comprar móveis para sua casa, empresa ou escritório você também pode contribuir, todo material legal que não é retirado ilegalmente da natureza através de madeireiras clandestinas possui um selo de certificada legal, que garante a você a compra segura e não contribua par ao mercado clandestino.


O lixo orgânico é um dos maiores causadores do apodrecimento do solo (quando jogado incorretamente em lugares indevidos, como é o caso da maioria), existe um equipamento que se chama composteira doméstica e faz com que todo o lixo orgânico se torne adubo, que você poderá vender ou doar para plantações e viveiros. O lixo inorgânico (plástico, vidro, metal entre outros) deve ser separado, também é possível encontrar em lojas de departamentos domésticos lixos com as devidas cores, o preço é acessível e te ajudará a não se atrapalhar na hora de separar a coleta.
Os equipamentos domésticos também contribuem, na hora de comprar opte pelos que possuem baixo consumo de energia, vale contratar um arquiteto ou paisagista que possa te ajudar a projetar ambientes de forma que entre mais iluminação e possua boa ventilação, assim você economizará nas lâmpadas e evita o ar condicionado.
Quem possui jardim em casa pode utilizar uma fonte que muitos imaginam que deve ser descartada, o esgoto é classificado como água cinza que vem dos chuveiros e lavanderia e as águas negras que vem da pia e do vaso sanitário, esta água pode ser reciclada de forma de fique reutilizável para irrigar o jardim.
Estas são apenas algumas dicas para que você possa iniciar os seus projetos de sustentabilidade, não acredite que as fontes são inesgotáveis e que tudo irá durar para sempre, começar já é uma grande ação pelo meio ambiente.



Clique no link, leia as regras e participe!


http://blogueiraselucas.blogspot.com.br/2012/03/planeta-x-homem-x-sustentabilidade.html#comment-form




Por hora era o que tínhamos
Pesquisa da internet


quinta-feira, 15 de março de 2012

Movimento do Bem -Chico Darelli


No seu constante e crescente trabalho de valorização do ser humano, o empresário e voluntário da ONG Movimento do Bem, Chico Darelli, mantem em nossa região o programa de distribuição de legumes,verduras e frutas semanalmente entregue para familias carentes cadastrada.  




Um grupo de senhoras da comunidade N.S. ds Anjos, representadas aqui pela senhora Lenira, dona Carmem entre outras, todas as terças-feiras recebe, separa e monta sacolas que serão entregues a tarde para as familias. 

O que chegou assim, 



Ficou assim. 


Os depoimentos dessas mães de familias, sempre nos dão conta da importancia desta contribuição vinda do Movimento do Bem em nossa cidade. Atencioso, não ficamos também frequentemente sem a visita do querido empresário que mesmo ocupadíssimo sempre reserva um tempo para  nos visitar e saber como anda as distribuições, e corrigir eventual dificuldade. Por nossa vez, cedemos o espaço em nossa casa para esse trabalho com grande satisfação em podermos ser utieis.
Chico Darelli
Ainda esta semana, mesmo acometido por dengue, o sr. Darelli nos visitou, trazendo sua homenagem pela passagem do dia da Mulher, ao que todas nós agradecemos comovidada, e desejamos sua breve e total recuperação.










quarta-feira, 14 de março de 2012


Em outubro do ano passado, consternada postei noticias sobre o Falecimento do professo Reynaldo Cisoto Gianecchini  que foi sepultado em nossa  cidade, e tecemos comentários sobre o seu filho , o ator  Reynaldo Gianecchini que todos conhecemos , e da enfermidade que ele enfrentava.

Hoje tenho a maior alegria de trazer outra noticia , que fala de Vitoria.

É uma obrigação postar aqui a Vitória da Vida. Fazer isto é uma forma de dizer ao nosso querido Reynaldo Gianecchini, que estivemos o tempo todo com ele, torcendo e orando pra que ele tivesse todas as forças necessárias, pra superar este momento.

Parabéns querido, voce mereceu cada vitória.
Siga em frente, nós o aplaudimos!




Um teatro de São Paulo foi palco, na noite de terça-feira (13), e de uma história emocionante, daquelas que comovem qualquer um. Depois de um longo tratamento contra o câncer, o atorReynaldo Gianecchini está de volta aos palcos.
A noite em que Gianecchini retoma a carreira de ator é também noite de reestreia do espetáculo em que ele é protagonista, em São Paulo. É que durante os oito meses de tratamento, a produção optou por não substituí-lo e suspender o espetáculo.
O protagonista mal teve tempo de dizer a primeira fala. Era o início da peça Cruel, do autor sueco Strindberg, em cartaz em São Paulo. Mas o que via o público, era a volta de Reynaldo Gianecchini aos palcos, vitorioso da luta contra o linfoma que o tirou de cena. Fez charme até mesmo com a perda dos cabelos.
Depois do último ato, quando a cortina reabriu, o homem frio que ele representava deu lugar a alguém que não se continha de emoção.
“A gente não tem como não falar da nossa felicidade de estar aqui hoje”, disse Gianecchini.
Quem o assistiu entendeu de onde veio tanta força.
“Eu vou começar a agradecer uma pessoa que agradeço todo dia da minha vida. Esse ser iluminado que eu tive a sorte de ter como mãe. Coração mais lindo que eu já vi. Te amo loucamente”, completou o ator.
“É um renascimento e deve ser visto em todos os sentidos. Renascer para o amor, para a vida, para que possa estar dando também o conforto e muitas vezes o exemplo para as pessoas que também estão passando por isso e que precisam dessa força”, afirmou a mãe do ator Heloísa Helena Gianecchini.
Cansado depois da reestréia e seguindo recomendação dos médicos, Gianechinni não deu entrevistas.
“Durante um bom tempo, ele não pode ficar perto das pessoas, porque ele ainda está com a imunidade baixa”, disse irmã do ator Cláudia Gianecchini.
Uma noite para não esquecer.
“Já é especial. Ele venceu o câncer, a peça é bacana. É uma noite especial, com certeza”, destacou a promotora de eventos Maria Souza.
“É uma comemoração, uma vitória, em cima do palco, é uma delicia estar aqui como espectadora”, ressaltou a jornalista Viviane Lessa.
A empresária Andreia Rego levou flores para Reynaldo. “O girassol significa luz, vida, pela temporada que ele passou difícil. Hoje ele está aí, nos dando esse presente, voltando ao teatro”, comentou.
Além do público e da família, Gianecchini fez questão de agradecer também, aos médicos e enfermeiros que cuidaram dele durante todo o tratamento.

Fonte:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/03/gianecchini-volta-aos-palcos-apos-tratamento-e-emociona-plateia.html


http://mordoresalexandrebalbo.blogspot.com/2011/10/foi-sepultado-hoje-em-nossa-cidade.html



terça-feira, 13 de março de 2012

Novidades Blogueiras Unidas- Confira



13
Mar

BLOGUEIRAS UNIDAS - Juntas e Misturadas em um só CORAÇÃO!

0
Oi queridas amigas!

Hoje trago uma grande novidade!

Criei um novo blog que tem como objetivo reunir as BLOGUEIRAS UNIDAS DA EQUIPE DE AJUDA da PARCERIA BLOGUEIRAS UNIDAS.

Neste novo blog teremos uma inovação!

TODA A EQUIPE BLOGUEIRAS UNIDAS É CONVIDADAS PARA SER "AUTORA" DESTE BLOG.

FAÇA UMA VISITA E VEJA A INTERAÇÃO DAS BLOGUEIRAS!

ESTAMOS INICIANDO ESTE NOVO PROJETO E CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS BLOGUEIRAS INSCRITAS EM NOSSA PARCERIA!

CLIQUE NO LINK E NOS FAÇA UMA VISITA!

***BLOGUEIRAS UNIDAS - JUNTAS E MISTURADAS***

"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."

(Antoine De Saint Exupery)


PARA A INAUGURAÇÃO DESTE BLOG, FAREMOS UM DESAFIO DE PÁSCOA!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Desafio B.U."Ser solidário: uma forma de exercer a cidadania".





Solidariedade - "Ser solidário: uma forma de exercer a cidadania" - Desafio Premiado - Participe!

Parceria Blogueiras Unidas 


A Noticia:”Sábado, 14 de maio de 1994, 21h. Ribeirão Preto enfrentou uma de suas piores calamidades. Um vendaval, alguns minutos e a cidade inteira danificada. Veículos arrastados, construções derrubadas, casas destelhadas e pessoas voando.  Na manhã do domingo, uma população perplexa. A imagem das árvores da avenida Nove de Julho, sem uma folha sequer, impressionava.

A mobilização popular reconstruiu o município. Durante aquela semana que  se iniciava, a Cava do Bosque e diversos pontos da cidade viraram centros de ajuda e distribuição de todo tipo de doação. Alimentos, colchões, geladeiras, fogões, materiais para construção. E o melhor, o suor de seus moradores. Desde os mais humildes até os mais ricos, juntos.

Em dois meses, uma das poucas lembranças eram os galhos pelados. Havia uma sensação de mutualidade, cumplicidade. Ribeirão Preto é assim, terreno fértil para mentes cidadãs.


Tio e sobrinhos 
As familias oriundas do desfavelamento, e do vendaval , classificado como tornado, ocorrido no dia 14 de maio de 1994, cujas familias desabrigadas foram acolhidas num conjunto habitacional erguido às pressas para este fim. Estas familias aqui chegaram, foram instaladas bem no centro de dois outros conjuntos, e muitas só trouxeram mesmo a roupa do corpo,  suas dores, seus traumas, de uma vida toda destroçada pela intempérie. 

Hora da Sopa
Algumas pessoas começaram a me procurar pedindo ajuda para si e para outras, que fui visitar, deparando com situações as mais graves e desoladoras possiveis, e decidi, que não poderia permanecer de braços cruzados, sem nada fazer em favor daquelas familias. Mesmo fazendo parte do grupo de voluntários da LBV, sabia que o trabalho era muito, e aqueles estavam ali bem perto de mim, eram meus vizinhos. 

Comecei a convidar as crianças para virem até minha casa aos domingos, e no inicio eu não tinha ideia clara do que faria com eles. Por isso comecei apenas acolhendo-os em minha casa, para conversarmos,brincarmos, distrái-los daquela rotina de tragédia em que foram mergulhados, e mesmo no primeiro dia, percebi que tinham fome, algumas não comiam a dois dias, pois só comiam na escola, sendo que nos finais de semana a coisa ficava mais dificil; além de outras necessidades.

Crianças assistidas no inico 

Dinheiro eu não tinha. Mas uma força desconhecida me levou a sair pelas casas visinhas, pedindo alimentos para socorrer ,descobri que a solidariedade fica mais facil, quando temos alguem em campo disposto a arregaçar as mangas e fazer o serviço pesado. 

Comecei fazendo sopa e servindo essas crianças. Não tinha apetrechos suficientes, louça o suficiente,nem talheres e tinha que servir, lavar a louça e servir outros até que todos estivessem alimentados.
Esta ação, trouxe outras ciranças, e em pouco tempo, eu recebia cerca de cinquenta meninos e meninas de idade variável em minha casa todos os domingos. Enquanto estavamos juntos, conversando, passei a falar-lhes de Jesus, e de como Ele havia deixado lições pra que nós aprendéssemos a enfrentar as dificuldades da vida, e de como enfrentar da forma correta faria toda a diferença no final da história de cada um de nós. Resultado; passei a evangelizar estas crianças, de forma ecumênica, isto é: sempre respeitando as suas crenças familiares, sem jamais impor os postulados espirita que eram e são ainda os meus principios pessoais de religião. 

Quero contar, como recebi ajuda das mulheres do meu bairro: Pelas manhãs de domingo, eu pegava algum dinheiro da minha casa, comprava carne e colocava pra cozinhar. Enquanto isto, ia de porta em porta, pedindo as minhas vizinhas, uma batata, uma cebola, um tomate, e assim conseguia o suficiente pra fazer um panelão de sopa. 
Equipe de Voluntários de diferentes segimentos

Alguém doou um caldeirão, outros me doaram pratos, talheres, conseguimos uma mesa longa, alguns bancos, e quando vi, já tinha o salão nos fundos da minha casa aparelhado para acolher as crianças, que chegavam as vezes antes mesmo de eu acordar no dimingo pela manhã.Comprei um aparelho de som, e ouvíamos musicas classicas enquanto conversávamos.
Tudo estava bem, quando algumas crianças começaram a pedir pra levar sopa para casa, afim de alimentar os que ficaram.
Comecei a contar isto aos conhecidos,os jovens da casa espirita NAEL passaram a integrar o trabalho e tomaram par si a função de evangelizadores, o que fizeram de forma tão especial que cabe numa outra história que quero contar separado desta;A coisa caminhou  até que um grupo de funcionários da DPaschoal, tomaram conhecimento desse trabalho, e se ofereceram para fazerem a sopa. 

Reportagem feita por um jornal local
Foi incrível! Ainda agora me arrepio só de lembrar. Fizeram uma reunião na empresa, cada funcionário doavam certa quantidade de tickt alimentar, encontraram uma nutricionista voluntária, montaram equipes de voluntários, que se revesavam, uma cozinha foi colocada a disposição;E assim, a kilometros de distancia de nós, do outro lado da cidade, todos os sábados eles se juntavam e confeccionam uma suculenta, substanciosa e saborosa sopa, que enchiam tres toneis de 200 litros, que uma outra equipe transportava até minha casa, onde uma terceira equipe, agora do grupo do NAEL, estava a postos pra distribuir. Foi desta forma,que por anos a fio, alimentávamos aquelas familias, sendo que as mães de crianças pequeninas, me contavam que congelavam pequenas porções, pra que seus bebes tivessem a sopinha durante a semana.

Com essa ajuda, essas familias conseguiram se emancipar e crescer. Hoje essas crianças estão todas crescidas, no mercado de trabalho seguindo suas vidinhas em paz. Tenho o maior orgulho de encontrá-los fortes bonitos, saudáveis e saber que contribuimos de alguma forma para isto.

Me sinto recompensada quando alguem cruza comigo nalgum local da comunidade e me sorri, chamando-me de tia Nice, e minha memória localiza aquele rostinho ainda quase um bebê, tomando a sopa , ou na fila com seu baldinho pra levar pra casa. Também recebia doações em datas especiais, de refrigerantes da Coca-Cola, Frangos congelados de empresários,Kits de materiais escolares, estes sempre da LBV, roupas e calçados, camas, agasalhos, etc., que eles levavam felizes pra seus lares. Com isto nasceu também as distribuições de finais de ano, mas este é tema para outra oportunidade.
Voluntários Elidia e Alexandre e um garoto assistido
Minha comunidade cresceu, são pessoas felizes e valentes. E eu agradeço a Deus por ter sido útil, e ter podido fazer parte de um grupo de pessoas fraternas!
 Eu só posso compreender a missão de Jesus, como exemplos pra que aprendamos a Amar nossos semelhantes com o mesmo Amor com que Ele Jesus nos Amou e nos Ama. E só podemos aprender a Amar ao nosso semelhante doando o que temos de melhor. O respeito, a tolerança, a fraternidade. Sem isto não poderemos ser seres dignos do Amor do Cristo.




Todo aquele que der ainda que seja
somente um copo de água fresca a um destes pequeninos,
porque é meu discípulo, em Verdade eu vos digo:
Não perderá sua recompensa.  (Jesus de Nazaré)*********


"É uma luta sem fim, não conseguiremos consertar o mundo,
mas vale a pena poder mudar a vida de alguns, isto já valerá os esforços..."


segunda-feira, 5 de março de 2012

Nossa Comunidade pode perder o Projeto CriAção.




Editorias \ Política
RSS
Sexta, 24 de Fevereiro de 2012 - 09h31

Gláucia critica prefeitura por pedir que ONG deixe prédio

Oposicionista ligada à organização insinua que ato poderia ser retaliação a ela em ano eleitoral

Monize Zampieri

A vereadora Gláucia Berenice (PSDB), que compõe o bloco de oposição, criticou a prefeitura ontem, em pronunciamento na tribuna da Câmara, por ter solicitado à ONG Crescei, da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, que desocupe até o dia 2 de março as cinco casas que ocupa, por meio de comodato com o município, na Vila Tecnológica, no bairro Alexandre Balbo II, na zona Norte.
A tucana insinuou que pode haver motivação política no ato, ao dizer que "não quer acreditar" que a medida do Executivo seja uma retaliação à ela - uma das criadoras do projeto CriAção, desenvolvido no local - devido ao ano eleitoral. Ela pediu para que a determinação seja revista.
A prefeitura diz que tem projetos para as casas e que o comodato venceu há quatro anos, quando o deputado estadual Welson Gasparini (PSDB) era o prefeito de Ribeirão.
Geração de renda
A parlamentar, que é evangélica, destacou que 240 pessoas são atendidas no projeto CriAção, iniciado em 1996, com oficinas de geração de renda e medidas socioeducativas gratuitas.
"É impossível acreditar na seriedade de uma administração que trata seus parceiros dessa forma. Quero saber se a administração ouviu as pessoas atendidas e as que, graças ao projeto, foram inseridas no mercado de trabalho. O projeto transformou a população sem nenhum centavo da prefeitura", afirmou.
Gláucia declarou ainda que, desde o início do governo da prefeita Dárcy Vera (PSD), a Comunidade Cristã tenta, em vão, renovar o contrato de comodato. "Não sei se é retaliação, mas, desde que assumi como vereadora, me afastei do projeto, que existe há 16 anos e tem vínculo com o local. É importante mantê-lo lá, mesmo que tenhamos que pagar a locação. Peço sensibilidade", disse.
Secretarias têm planos para as casas
As Secretarias de Cultura, Esporte e Assistência Social têm planos para as cinco casas ocupadas pelo projeto CriAção, no Alexandre Balbo II. A informação é do secretário da Casa Civil, Luchesi Junior. O secretário, porém, não especificou o que e quando será implantado. "A desocupação foi solicitada porque há um projeto para aquele local, nas áreas de Cultura, Esporte e Assistência Social", resumiu.
Entretanto, Luchesi negou qualquer tipo de retaliação à oposicionista. "O comodato com a prefeitura está vencido há quatro anos, portanto, desde o governo Gasparini. Não acredito que o ex-prefeito, sendo do mesmo partido da vereadora, não renovou o comodato por retaliação", alfinetou, emendando que não recebeu pedido para ocupação em outro local.













Gláucia critica prefeitura por pedir que ONG deixe prédio

Projeto CriAção



Criado em 1994, o Projeto CriAção assiste a famílias
de baixa rendados bairros 
Maria Casagrande e Alexandre Balbo II, que são beneficiadas com cursos 

pré-profissionalizantes como crochê, pintura em louça e tecido, confecção de bijuterias, bordado, estética (formação de cabeleireiros, depilação, manicures), etc.

Tem oferecido gratuitamente ainda o curso de Introdução à Informática, incluindo Windows, Word e Excel, a centenas crianças e adolescentes.

Este projeto objetiva trazer equilíbrio e dignidade às famílias assistidas, já que estas são oriundas de um projeto de desfavelamento.

 Embora tenham realizado o sonho da casa própria, estas famílias trouxeram consigo problemas como a falta de qualificação profissional,

 desemprego e sub-emprego, ociosidade, renda familiar insuficiente, desestruturação familiar, alcoolismo, analfabetismo, entre outros. 

Com o trabalho de apoio social a estas comunidades, portas de evangelismo têm sido abertas e já muitas pessoas foram salvas e células geradas a partir daí.
Além do trabalho que deu origem ao projeto, um núcleo foi criado com o objetico de trabalhar diretamente com as  crianças dessa região, dando-lhes atenção, atividades sócio-educativas e reforço escolar.

Oficinas e Cursos

- Corte e costura
- Costura reta, confecção de roupas de cama e mesa – enxovais em geral,
- Confecção em malharia 
- Pintura em madeira
- Pintura em tecido
- Bordado em pedraria
- Bordado em ponto cruz, macramê 
- Oficinas de estética: Cabeleireiro, Depilação, Manicure e Massoterapia 
- Crochê 
- Biscuit
- Retalhos – fuxico, pacthwork
- Camareira
- Reforço escolar
- Alfabetização de Jovens e adultos



Se esse trabalho não tem valor para o vereador, para nós fez, faz e fará toda a diferença! Precisamos é somar e não subtrair!
Queremos que a ONG FIQUE!


Pois é, basta a aproximação de ano aleitoral, para aparecer propostas que nos deixam boquiabertos; e esta foi mais uma.
A nova edição devemos a mente “brilahnte “ do vereador Gaiola”, que não mais que derrepente inventou de exterminar um trabalho que vigora em nossa comunidade ha 16 anos, de forma harmonica produtiva e importante, para colocar o seu projeto, que sabe Deus nos trará algum resultado positivo.

Tudo bem. As ideias dele podem até fazer algum sentido. Até eu mesma já pensei como nossa cidade reagiria caso tivesse “Sub Prefeituras” a exemplo , se não me engano da capital paulista. Mas convenhamos que um “sonho” desses deve ser planejado com muito , com todo cuidado possivel e imaginável, pradar certo. Acredito que há tantos detalhes a serem pensados planejados, preparados, e que nada pode ser colocado assim como a um “Sonho de Ícaro”.
Então, como eu não vejo com bons olhos , penso que tirar um trabalho que ja vem de longa data produzindo com resultados fantásticos dentro da comunidade, atendendo as mulheres, jovens e crianças de nossa área , que não tiveram outras oortunidades, pra colocar algo  cujo sucesso eu não apostaria, visto que durante esses anos todos, temos unidades ociosas na praça da Tecnologia, e que ninguém se interessou em ocupar com projetos para nossa gente. Eu mesma apresentei dois projetos, que ficaram esquecidos nalguma gaveta; um de curso de mecanica de motos para  jovens, sem custo algum para o municipio, e outro para uma biblioteca.

Até mesmo a unidade da COHAB que ali funconava foi encerrada. A unidade da Guarda Municipal, cusros diversos, que atenderiam a jovens e crianças. Nada disso funciona mais na praça, que comporta  também o segundo Teatro de Arena do Municipio, e teve seu equipamento de iluminação de solo soterrado e concretato, deixando a área as escuras, propiciando a aglomeração de vândalos e dependentes quimicos. A manutenção, os cuidados a reativação da iluminação da arena, só foi possivel pela insistencia das responsáveis pelo aprojeto CriAção, que o reativou e possibilitou o retorno das familias ao espaço com eventos rotineiro, o que constrangeu os maus usuários a buscarem outro lugar. E o trabalho deles não ficou restrito ao Alexandre Balbo, Qualquer morador  da região aqui conhece , já se beneficiou e sabe da importancia que teve  e tem entre nós do projeto HVIDAS,  as oficinas,e o acolhimento das crianças no periodo contrario ao escolar, para meninos e meninas na primeira infancia de reforço escolar, que fatalmente ficariam na rua.

Pedir a retirada da Ong de nossa região, significaria “cuspir no prato que comeu”.
Não queremos que a ONG nos deixe. Ela é a unica coisa boa que foi implantada, deu frutos  criou raizes e permanece ativa em nossa comunidade.

 Hoje fui procurada por um grupo de mulheres , pedindo-me apoio para que não acabassem com o trabalho da ONG. Não sou mais a lider Comunitária, mas muitos ainda não sabem disto, e me veem como alguem que as representa. 
Porém ainda e acima de tudo, sou uma cidadã observadora, e antenada com o que acontece. Se alguém afirmar que precisa das unidades para projetos sociais, eu afirmo ser mentira, pois ali tem 15 unidades, e o projeto somente utiliza 5 unidades, que são as únicas conservadas , as demais algumas estão a disposição das intempéries e  dos pombos que a mais de um ano se mudaram para seus telhados e se procriaram em seus forros de madeira, e tomaram conta das unidades abandonadas. Outras unidades , onde já funcionaram algumas oficinas, estão vazias, e a disposição de vandalismo. Somente as unidades utilizadas pelo projeto se encontram protegidas e conservadas, e isto porque a Ong paga programa de vigilância e alarme.
Qualquer vereador que queira ganhar pontos com a comunidade deve antes de tudo conhecer de fato, e usar de honestidade, franqueza, clareza, e acima de tudo, nós os eleitores necessitamos de suas inteligencias. O fato de um Comodato estar vencido, não é justificativa suficiente para exterminar algo que está dando certo. 

Manda o bom senso que se regularize situação burocrática, e e se dê o devido valor a quem conquistou m´peritos e  pronto. Não podemos esquecer que esta instituição tem núcleos de trabalho semelhantes em diversas partes do Brasil, e que não podemos nos dar ao luxo de dispensar trabalhos comunitários e parcerias como estas. 
Seria andar de ré. Se o município com sua vereança desse conta do "recado", aí sim poderíamos até pensar. Mas não é esta a nossa realidade, não é mesmo sr. vereador Gaiola?.                          .
Se eu tivesse a chance de falar ao vereador Gaiola, lhe diria pra fazer sim o que pretende, mas que deixe a nossa comunidade em paz. Precisamos é somar e não subtrair. 
Com certeza ele encontrará no parque dos Pinos, ou no H. Rigon, espaço propricio pra realizar o seu sonho de sub – prefeitura, que será muito bem vindo, repito se vier para somar.