Seguidores

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DENGUE! VAMOS PAGAR PRA VER?

Estive hoje na Unidade da Saude da Familia de minha comunidade, para o controle de glicemia; confesso que fiquei angustiada com o quadro que vi ali.

A unidade estava tão cheia, que os corredores estava escuro, e com um borburinho semelhante a feira-livre.

Havia uma fila de tres ambulancias na porta - coisa rara- para encaminhar pacientes graves para os hospitais da cidade.



Como sempre sou atendida na sala de enfermagem destinada a medicação e controles, me sentei aguardando a auxiliar que normalmente me atende nesse procedimento. Ela demorou mais de 20 minutos ppara aparecer , pois estava socorrendo alguem, que logo foi levado pelo SAMU; seu problema? Dengue! Haviam mães afloitas, reclamando da demora no atendimento, com filhinhos chorosos e inquietos nos braços, uma agente de saude da familia solicitamente tentava acomodar quela mãe, dentro das condições possiveis do momento.

Decidi, que não adiantaria permanecer ali, pois a sala de atendimento emergencial,estava lotada. Saí em busca da Enfermeira responsavel, que encontrei na sua sala, do lado oposto ao que estava. Esta estava mais livre , e pode me atender. Perguntei-lhe a razão de tantas pessoas na unidade em plena quinta-feira, dia em que normalmente é tranquilo. Antes que ela me respondesse, visualizei a tela do seu micro e descobri a resposta, mas ela , a Enfermeira, logo me confirmou a suspeita: Dengue, Eunice, todos estão NOVAMENTE COM DENGUE!

Além de uma nova virose gripal com sintomas semelhantes ao da DENGUE, só diferenciada com exames.

Após meu atendimento, sempre muito bom, diga-se de passagem, SEMPRE SOU MUITO BEM ATENDIDA, por funcionários dedicados e acolhedores, resultado do trabalho de 10 da Enfermeira Marta, que infelizmente não está mais na Unidade; sai, deparando com uma nova ambulancia na porta aguardando para remover mais um paciente grave.

]


De volta para casa, avistei na borda da mata ciliar dois homens carregando lixo e dispensando ali, quase na calçada, já que apenas se aproximavam da margem a tiravam os entulhos.
Fiquei desanimada com aquilo.
>


De que adianta todo o empenho dos orgãos publicos, que limpam os terrenos a cada tres, quatro meses, enchem caminhões de sofás, tanquinhos, armarios, roupas, utesilhos de cozinha, potes plasticos, brinquedos, e uma infinidade de sacolinhas de supermercados com pequenas porções de lixo que são atiradas irresponsavelmente por moradores que querem ter suas casas e quintais limpos, mas não se preocupam com quem mora nas áreas proximas a estas áreas publicas.







Recordei-me que em meados do ano passado, ouvi algumas senhoras dizendo de boca cheia, que os moradoressão porcalhões, e depois avistei familiares delas estacionando carros na beira da mata e atirando sacolas de lixo; e isso num dia em que o lixeiro passaria logo mais.





Acredito que hoje TODOS sabem bem as consequencias dessa irresponsabilidade, pelos numeros do ano passado, provavelmente poucas familias, não tiveram pelo menos um parente que não sofreu com a epidemia de DENGUE QUE ASSOLOU NOSSO MUNICIPIO.
As crianças escolares, sabem e fazem sua parte, criticando os adultos quando teem atitudes anti social, com respeito ao descarte do lixo domestico. As midias, estão aí fazendo sua parte, os orgãos responsaveis não deixam por menos. Porém o que vislumbro, são negros dias em mais uma epidemia que se anuncia.

Todos sabem que uma vez containado por dengue de um tipo, fica-se imune aquele tipo, mas em comoensação, se for contaminado por um outro tipo, a coisaq fica MUITO MAIS GRAVE, E PODEREMOS TER UM NUMERO ELEVADO DE ÓBITOS POR DENGUE. JÁ CONTAMOS COM DOIS CASOS CONFIRMADOS.






Em menos de um mes, a área que contorna o corrego que corta nosso bairro, foi limpo pela secretaria especifica, e como esta área contem a ciclovia, espaço utilizado, por mim e por muitos para fazer caminhada, acompanhamos seu estado diariamente, e voces precisão ver para crer; Niguem diz que aquilo estava bem limpo e verdejante a uns 20 dias atraz, tamanho é o volume de lixo ali despejado.





Pelo jeito, ainda vamos ter que sofrer muito, para aprendermos essa lição, que não precisava ser dolorosa!


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Núcleos da Criança e do Adolescente darão continuidade às inscrições para o ano de 2011.

Núcleos da Criança e do Adolescente darão continuidade às inscrições para o ano de 2011.

O prazo vai até sexta-feira, 18/02.

No ato de inscrição, a mãe ou responsável pela criança ou adolescente passará por uma entrevista. Também serão dadas todas as informações sobre o funcionamento dos núcleos, como por exemplo, horário de entrada e saída, refeições, cronograma de atividades desenvolvidas.

A entrevista tem como finalidade explicar para a mãe a necessidade da frequência. “Esse momento é importante porque temos a oportunidade de esclarecer para as mães todos os critérios dos núcleos freqüentados pelas crianças matriculadas e cursando escolas da Rede Pública, que ficam conosco no contraturno das aulas, as diretrizes pedagógicas aplicadas, práticas esportivas e recreativas, enfim, todos os procedimentos adotados para que essas crianças e adolescentes tenham um bom desempenho e uma boa qualidade no atendimento”, afirmou Cristina Consoli, coordenadora dos Núcleos.

No ato da matrícula as mães receberão um regimento interno com todas as informações. Os horários das inscrições é de segunda à sexta das 8h às 17h.

Vale ressaltar que os 14 Núcleos da Criança e do Adolescente da Prefeitura são ligados à Secretária de Assistência Social e juntos atendem cerca de 2.000 crianças na faixas etária de 7 a 17 anos.

Núcleos – endereços e telefones

Núcleo Adelino Simioni Av. Euclides Figueiredo, 278 36384973 Mafalda Faria Giordano
Núcleo Adão do Carmo Leonel Rua Antonio Vicco, 195 3637-5494
3637-0715 Doralice Dolse

Núcleo Cynira Saad Said Rua Pedro Colino, 271
Bairro: Léo Gomes 3628 0030
3615-8209 Aparecido Novembre
Núcleo Bonfim Paulista Rua Major Francisco Gandra, s/nº 3972 1084
Marcos Moraes


ALEXANDRE BALBO E REGIÃO

Núcleo Branca Salles Rua Nadin Latuf, 170 3620-4999
3919-0335 Ângela Maria Z. Ferraz


Núcleo CAIC Rua Antonio Fornielles, 248 3639-3336
3639-0555 -3639-6775 Adriana Gianni

Núcleo Estação do Alto Rua João Delibo, s/nº 3638-2649
3974-0235 Araci Mansano Cruz
Núcleo Horto Municipal Rua Manoel Antonio Dias, s/nº 3637-4747
3637-3341 Shirlei Aparecida Santi Botte
Núcleo Jardim Marchesi Rua Clemente Santile, s/nº 3919-7354
3919-0256 Daniela Pagan de Carvalho
Núcleo Maria Nilde Mascellani Rua Cruz e Souza, 3.100 3637-6224
3637-4339
3919-5095 Célia Maria Moraves
Núcleo Marincek Rua Roberto Michelin, 95 3622-6828
Simone Afonso Silva de Oliveira
Núcleo Presidente Dutra Rua Ângelo Romano, 186 3622-4437
3976-0321 Ana Paula Usso Demunari
Núcleo Vila Albertina Rua Xingu, 495 3622-2536
3976-0316 Renata Heloísa G. Fernandes
Núcleo Vila Mariana Rua Itu, 1120 3626 7423
Jurema Lellis Marin

O QUE FAZEMOS COM O LIXO QUE PRODUZIMOS?

Coordenadoria de Limpeza recolhe, em média, 15 sofás depositados em calçadas diariamente
A prefeitura possui serviço de recolhimento que funciona com agendamento. Materiais depositados calçadas e vias públicas irregularmente representam perigo à população





Foto Carlos Natal

Equipe da Coordenadoria de Limpeza recolhe sofá em via pública


A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Resíduos Verdes, departamento da Coordenadoria de Limpeza, recolhe das vias públicas da cidade, entre ruas, calçadas, terrenos e praças, uma média diária de 15 sofás, depositados irregularmente por parte da população.

Os locais com maior concentração de objetos inservíveis, ou seja, móveis velhos como sofás, estantes e colchões, são a Avenida General Euclydes de Figueiredo, Rua Antonio Gallão, Avenida dos Andradas, Avenida Wilquem Manoel Neves, Avenida Casper Libero, Rua Jan Secaf, Avenida Wanderlei Taffo, Avenida Rio Pardo, Rua Americana, Rua Lara Nilza Rafaini Cação, Avenida Manoel Antonio Dias e Via Norte, mas também podem ser encontrados em todas as regiões da cidade.

Materiais descartados irregularmente em ruas, avenidas, praças e terrenos, representam um grande perigo à população. Eles podem ser incendiados e até mesmo tornarem-se criadouros de mosquito transmissor da dengue ou de outros animais que representam riscos à saúde pública.

De acordo com a coordenadora de Limpeza Urbana, Ana Cristina Delgado, as pessoas precisam se conscientizar que a margem das principais vias e marginais da cidade não são locais para deposição de entulho ou qualquer outro tipo de material. “Isso prejudica o meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas, além de deixar a cidade com aspecto de mal cuidada. Todas as semanas realizamos este serviço, precisamos que as pessoas se conscientizem que lugar de lixo é no lixo”, explica a coordenadora dos serviços, Ana Delgado.

A Coordenadoria de Limpeza disponibiliza o serviço de recolhimento desses materiais nas residências, porém é necessário um agendamento pelos telefones 0800-7719856 ou 3968-8650. “Basta ligar e agendar o recolhimento, mas é importante que o munícipe coloque o material na porta de casa somente no dia da coleta, conforme combinado”, finaliza Ana Delgado.

Multas podem ser aplicadas caso a pessoa seja pega em flagrante depositando lixo em locais inapropriados. A multa varia de R$ 501 até R$ 11 mil.

“Nosso objetivos não é multar e sim orientar a população no sentido de que colabore para que tenhamos uma cidade limpa, gostosa de se viver”, afirma a prefeita Dárcy Vera.

Ribeirão Preto é uma das fortes cidades candidatas à subsede da Copa de 2014

Prefeita Dárcy Vera participa do lançamento guia “Cidade-Base: o Potencial do Estado de São Paulo para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014”












A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, participou nesta quarta-feira, dia 16, no Museu do Futebol, ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin do lançamento do guia “Cidade-Base: o Potencial do Estado de São Paulo para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014”. Cidades como Ribeirão Preto, Araraquara, Barueri, Campinas, Itu, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos despontam como as mais fortes para receber seleções durante a Copa.





Segundo Dárcy Vera, a prefeitura trabalha para que Ribeirão Preto ofereça toda a infraestrutura necessária para receber equipes internacionais, assim como imprensa e visitantes que devem vir à cidade durante a Copa de 2014 “Criamos nesta gestão a Secretaria de Turismo para que fossem elaborados projetos que contribuam com o desenvolvimento econômico. Ribeirão Preto já é considerada, pelo Ministério do Turismo, como uma cidade modelo em Turismo de Negócios e Eventos, portanto apta a receber delegações e turistas”, sublinhou a prefeita.

Em sua segunda edição, a publicação contém informações sobre as 37 cidades paulistas selecionadas, entre elas Ribeirão Preto.



A relação foi baseada em pré-requisitos estabelecidos pela Fifa para receber delegações internacionais durante a disputa do Mundial.

O guia pretende organizar as informações técnicas sobre infraestrutura esportiva e hoteleira no Estado de São Paulo. A publicação traz 64 sugestões de centros de treinamentos e 50 opções de hotéis.

De acordo com as regras da FIFA, Federação Internacional de Futebol, cabe às seleções a escolha dos centros-base de treinamento, depois que todas as apresentações forem feitas às delegações.

As 37 cidades selecionadas no Estado que constam na segunda edição do livro são: Ribeirão Preto, Águas de Lindóia, Araraquara, Atibaia, Barueri, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cotia, Franca, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Itu, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Limeira, Mirassol, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Piraju, Porto Feliz, Presidente Prudente, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque e Sorocaba.



Confira na Fonte

Fundo Social abre inscrições para o projeto “Padaria Artesanal”

Ribeirão Preto, 18 de Fevereiro de 2011

Fundo Social abre inscrições para o projeto “Padaria Artesanal”
Com objetivo de qualificar e gerar renda, serão oferecidas 180 vagas. Durante o último ano, foram formados cerca de 500 alunos
Inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o próximo dia 23


Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, o projeto “Padaria Artesanal”, que tem o objetivo de capacitar, agregar valores e proporcionar condições de geração de renda à população envolvida, está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 23. Oferecido gratuitamente à população de baixa renda pela Prefeitura Municipal, o curso, que é realizado uma vez por semana, tem duração de quatro meses e é destinado a pessoas acima de 18 anos.

O projeto consiste na capacitação da comunidade para a elaboração de pães, roscas, tortas, bolos, doces, biscoitos e salgados, por processos caseiros, com a utilização de produtos acessíveis, sem a utilização de conservantes. Durante o curso também são difundidas informações teóricas sobre noções básicas de higiene, hábitos alimentares saudáveis, introdução de noções de comercialização, apresentação do produto e estabelecimento de preço.

De acordo com a coordenadora do curso, Fabiana Carvalho, cerca de 500 alunos receberam a capacitação durante o último ano. “Há uma grande adesão da população aos cursos, que para a população de baixa renda, muitas vezes representa a emancipação financeira. Os cursos são realizados em diversas regiões da cidade, facilitando a acessibilidade dos participantes”, destaca Fabiana. “Após a conclusão do curso, os participantes são encaminhados e indicados ao mercado de trabalho”, finaliza.

O curso será oferecido nos seguintes bairros: Centro de Qualificação Social e Profissional (Ipiranga), Vila Tecnológica, Jardim Aeroporto, Vila Virgínia, Parque Ribeirão Preto, Valentina Figueiredo, Vila Abranches e Jardim Jovino Campos. Mais informações, pelo (16) 3625-7194, ou na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Rua Cerqueira César, 383, Centro.



http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=17347

QUER FAZER O PROGRAMA PROFISSAO SUCESSO COM A GENTE?



QUER FAZER O PROGRAMA PROFISSAO SUCESSO COM A GENTE?





Agora, os estudantes de escolas públicas e particulares podem participar das gravações do nosso programa no estúdio no SBT.

Aproveite e convide seus amigos. No estúdio, os estudantes vão tirar as dúvidas direto com nossos entrevistados. E para participar é super fácil. Basta inscrever as escolas no site www.profissaosucesso.com.br.






Quer informações sobre educação, mercado de trabalho, vagas de emprego, notícias sobre cursos e muito mais? Tudo isso você encontra na revista Profissão Sucesso, no site www.profissaosucesso.com.br e no programa de TV. E saiba o que vai rolar no programa do próximo sábado:




SBT RIBEIRÃO PRETO (NORDESTE PAULISTA) SÁBADO (DIA 19): 12h15

SBT JAÚ (CENTRO-OESTE PAULISTA) SÁBADO (DIA 19): 12h30





O programa que te ajuda a alcançar o sucesso profissional



Neste sábado o programa Profissão Sucesso vai falar sobre uma carreira que é o sonho de muitos meninos e meninas: ser jogador de futebol!



Você vai saber o que é preciso fazer para se tornar um craque nos gramados, quais são as dificuldades enfrentadas por quem deseja se profissionalizar e muito mais. O ex-jogador e técnico Vagner Mancini e o ex-jogador e caça-talentos Lola vão tirar as suas dúvidas.



Você, claro, não pode perder! É sábado, no Profissão Sucesso!



Um grande abraço,



Silvana Resende

apresentadora

Medicamentos de graça

Dilma anuncia distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes no programa Farmácia Popular







BRASÍLIA - Em sua primeira cerimônia pública no Palácio do Planalto, um mês depois de tomar posse, a presidente Dilma Rousseff anunciou a distribuição gratuita dos medicamentos contra a hipertensão e diabetes no programa Aqui Tem Farmácia Popular. Dilma fez questão de destacar que, ao lançar o programa, cumpria um compromisso de sua campanha presidencial. Ao deixar a cerimônia, que durou cerca de 40 minutos, Dilma, que não concedeu entrevista, limitou-se a dizer que seu primeiro mês à frente da Presidência foi de muito trabalho:

- Acho que o primeiro mês foi de muito trabalho e acredito que é uma indicação da quantidade de trabalho que eu tenho nos próximos meses.

Num discurso técnico, repleto de números, e praticamente todo lido, a presidente lembrou que a hipertensão e a diabetes são responsáveis por 34% dos óbitos no Brasil e que metade da população acima de 50 anos sofre de pressão alta e 30% dos adultos não sabem que tem a doença.

Ao longo do meu governo pretendo lançar sistematicamente medidas para fortalecimento do SUS.

A presidente reconheceu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é ainda uma estrutura incompleta, com falhas, e que o governo tem obrigação de melhorar. Ela lembrou, no entanto, que o sistema é uma conquista da Constituição de 1988. Dilma também disse que durante seu governo irá fortalecer o SUS.

- Ao longo do meu governo pretendo lançar sistematicamente medidas para fortalecimento do SUS, que é uma conquista nossa.

Dilma - que prometeu durante a campanha eleitoral erradicar a miséria no país - disse que a distribuição gratuita de medicamentos é um dos passos nessa direção. Ela também elogiou seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela implementação do programa Farmácia Popular.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que as farmácias terão até dia 14 de fevereiro para começarem a distribuir gratuitamente os medicamentos. Ele também anunciou que o ministério está tomando medidas para impedir fraudes na distribuição. A partir de agora, os vendedores terão senhas próprias e o ministério fará um cruzamento de informações com o Ministério da Previdência Social para identificar óbitos e, com isso, evitar que se utilizem nome de pessoas mortas para burlar o sistema.

O programa Aqui Tem Farmácia Popular beneficia cerca de 1,3 milhão de pessoas por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos, e 300 mil, diabéticos.. O governo federal subsidia 90% do valor de referência dos demais medicamentos.

Na mensagem para o Congresso feita na quarta-feira,Dilma também defendeu o fortalecimento do SUS e a união entre as esferas estaduais e municipais com o governo federal para a solução de graves problemas.

A distribuição deve começar até o dia 14 de fevereiro nas 15 mil drogarias ligadas ao programa "Aqui tem Farmácia Popular" em todo o país.

A Farmácia Popular atende qualquer pessoa independente da renda. Só é preciso apresentar CPF, documento com foto e a receita médica. O governo libera medicamente para 30 dias de tratamento. No mês seguinte, o paciente pode voltar com a mesma receita desde que ela não tenha sido prescrita a mais de 120 dias.

No Brasil, há 33 milhões de hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos, mas o programa deve atender apenas 1,3 milhões de pacientes.

“Tem gente que tem hipertensão e não sabe que tem hipertensão e tem gente que sabe e não consegue ter acesso a medicação tão fácil, então essa abertura pode facilitar a obtenção dos remédios por essas pessoas”, afirma o médico da Sociedade Brasileira de Hipertensão Luiz Bortoloto.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcanti, ao ajudar na economia dos pacientes, o governo dá um passo importante no tratamento da doença, mas é preciso aumentar a lista.

“Nós acreditamos que outras medicações para diabetes, que tem mais vantagens, deveriam ser colocadas no lugar dessas mais antigas que tem menos validade no tratamento de diabete”, diz Saulo.

Veja abaixo a lista completa de remédios que serão distribuídos gratuitamente:

Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)


RIBEIRÃO PRETOJÁ CONTA COM ESSE BENEFICIO À POPULAÇÃO










Ribeirão Preto já oferece medicamentos gratuitos inseridos no programa Farmácia Popular do Governo Federal para pacientes hipertensos e diabéticos.

A novidade foi anunciada, no início do mês, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, a cidade tem 90 mil hipertensos, o que representa 30% da população adulta entre 30 e 69 anos. Nessa faixa etária, 14% são diabéticos.

A rede de farmácias Drogão Super passou a oferecer, gratuitamente, desde a última segunda-feira (14), os medicamentos. "Agora, com a gratuidade, a população terá um novo estímulo para seguir com seus tratamentos médicos. Reforçamos os estoques em todas as nossas unidades", disse o diretor da rede, Renato Garcia.

O Farmácia Popular beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Os dados são do Ministério da Saúde, que estima existirem 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos. A hipertensão arterial atinge perto de 33 milhões de brasileiros e 7,5 milhões de pessoas têm diabetes.

Para retirar os medicamentos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica, seja da rede pública de saúde ou particular.

Em 2011, o orçamento do Farmácia Popular é de R$ 470 milhões. Pelo programa, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças - asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma - além de fraldas geriátricas.



Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/02/16/ribeirao-ja-oferece-medicamentos-gratuitos-do-farmacia-popular.html

Ribeirão Preto tem a 1ª morte por dengue confirmada no Estado

Ribeirão Preto tem a 1ª morte por dengue confirmada no Estado
Auxiliar de enfermagem morreu há 3 semanas; cidade já totaliza 984 casos da doença em 2011




A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto confirmou nesta quarta-feira (16) a primeira morte por dengue no Estado este ano. A vítima é a auxiliar de enfermagem Flávia Patrícia Quirino de Araújo, de 36 anos. Ela faleceu no dia 28 de janeiro e, desde então, o caso era investigado. Na semana passada, o Instituto Adolfo Lutz já havia confirmado que a mulher tinha a doença, mas a causa da morte ainda não era conhecida.

Ribeirão Preto chegou à marca de 984 casos de dengue até esta quarta-feira (16). Em uma semana, foram 331 novos casos, um crescimento de 50,68%. Muitos casos confirmados foram detectados em janeiro.

O número de casos neste início do ano se assemelha a 2010, quando Ribeirão teve a pior epidemia de dengue da sua história, com 30.086 casos. Na época, havia 1.174 confirmações.

A região mais afetada é a leste (Unidade Básica Distrital de Saúde Castelo Branco), com 364 registros, 213 a mais do que há uma semana. Em seguida, vem a região norte (Distrital Simioni), com 213 casos, central. com 209, oeste (Distrital Sumarezinho), com 152 e a sul (Distrital Vila Virgínia), com 39.

Fonte: http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,2,336134,Ribeirao+Preto+beira+mil+casos+de+dengue.aspx

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ribeirão Jovem& oferece 200 vagas de estágio e 1º emprego

Ribeirão Jovem& oferece 200 vagas de estágio e 1º emprego
Vagas são para jovens entre 16 e 23 anos de Ribeirão Preto

10/01/2011 - 17:21




O programa “Ribeirão Jovem”, da Prefeitura de Ribeirão Preto, está com inscrições abertas para estágios e primeiro emprego. Podem se inscrever jovens de 16 a 23 anos.

São mais de 200 oportunidades de empresas conveniadas ao programa, que tem o intuito de encaminhar jovens para o mercado de trabalho.

Para efetuar o cadastro, é preciso apresentar RG e CPF, além de comprovante de escolaridade – é preciso estar cursando ensino médio, técnico ou superior.

As vagas são atualizadas no site do programa, vinculado ao da Prefeitura de Ribeirão Preto, onde interessados podem se inscrever e obter mais informações.

Os candidatos passam por entrevista e dinâmicas de grupo.

Estágios na prefeitura

A Prefeitura de Ribeirão também está contratando estagiários. Os aprovados recebem bolsa auxílio de R$ 230 a R$ 350, respectivamente para 20 e 30 horas semanais. Além disse, têm direito a auxílio transporte de R$ 80.

Serviço
Programa “Ribeirão Jovem”

Vagas: 200 de estágio e primeiro emprego


Informações: no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3610-1510

Endereço: Rua Álvares Cabral, 930, Centro (Ribeirão Preto)

Atendimento: 8h às 18h

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tenho Um Amigo Poeta- João Nery Pestana






“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”
Fernando Pessoa

João Nery Pestana
Membro fundador e presidente de honra da UEI


Era uma chuvosa tarde de domingo. O terceiro milênio já alvorecia. Quis a vontade dos deuses que cultores do belo se juntassem — como se ajuntavam os aedos a seu forminx —- para exaltar a mais sublime das artes, a poesia. Naquele memorável encontro, em que sonhos e almas se desnudavam num frenesi unívoco, as palavras ganharam forma: de unidades mórficas, transmutaram-se em matéria orgânica, dando vida à União dos Escritores Independentes (UEI).


Superados os óbices e colhidos os louros de quatro antologias lançadas, surge a quinta coletânea. Uma satisfação assaz derrama de nossas mãos ao percorrer as páginas desta seleta e deparar com mãos outras que desenham versos e outros versos que enredam prosas constantes de revelações e agradáveis surpresas, que nos enlevam ainda mais quando nos é dado saber que algumas dessas abençoadas mãos são iniciadas no templo das palavras por meio deste trabalho; outras são antigas e conhecidas caminheiras da senda. Se estas merecem lisonjas pela persistência, aquelas pela coragem de começar.


A UEI acolhe-as em seu seio, deixando-as livres para crescer segundo suas vocações. Nesse refletir, é oportuno o dizer de Charles Baudelaire: A liberdade concedida ao artista só tem paralelo na responsabilidade que lhe atribui. E também sobre nós pesa um fardo: explorar o mundo do artista. As compensações são infindas.


Agradecemos a todos quantos colaboraram para a elaboração desta coletânea comemorativa do 10º aniversário da UEI, que, em sua profícua existência, alçou voo e hoje, voando fora das asas, aponta para a maturidade, seguindo à risca os desígnios que nortearam o seu planejamento: ser útil aos que desejam refletir sobre os matizes do pensar e do sentir neste fascinante universo das letras.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cartão CIT pode ser usado até o próximo sábado

Ribeirão Preto, 01 de Fevereiro de 2011

Cartão de Integração do Transporte, CIT, pode ser usado até o próximo dia 5
Após essa data, havendo ainda créditos remanescentes no cartão CIT, será efetuada a transferência para o cartão “NOSSO”









Cartão CIT pode ser usado até o próximo sábado



Usuários do transporte coletivo que ainda possuem o cartão CIT – Cartão de Integração do Transporte – podem utilizá-lo até o dia 5 de fevereiro, próximo sábado. Após essa data, havendo ainda créditos remanescentes nesse cartão, o usuário deverá comparecer ao Posto de Atendimento da Transurb, situado à Rua General Osório n.º 1.067, onde será efetuada a transferência desses créditos para o cartão “NOSSO”.

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte público de Ribeirão Preto, encerrou nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, a comercialização dos créditos comuns para os cartões CIT, que desde 2004 vêm sendo utilizados como meio de pagamento de passagem no transporte coletivo urbano e que, em junho de 2010, começaram a ser substituídos pelos cartões “NOSSO”.

Tais medidas fazem parte do processo de modernização do transporte coletivo de Ribeirão Preto, que passa a contar com nova tecnologia de bilhetagem eletrônica, dispondo de equipamentos mais modernos e funcionais, capazes de proporcionar maior conforto, segurança e confiabilidade aos seus usuários e operadores.

Com a implantação do novo sistema de bilhetagem, a rede de comercialização de créditos já foi ampliada de 46 para 100 postos de recarga, e, até o final de fevereiro, deverá contar com 150 postos.

Além disso, o novo sistema permite aquisição de créditos via internet e assim, os cartões Estudante e Cidadão, a exemplo dos cartões Vale-Transporte, passam também a dispor de recarga a bordo nos ônibus, onde o cartão é automaticamente recarregado, dispensando o deslocamento do usuário a um desses postos.

Para tanto, os interessados devem acessar o Portal Estudante ou o Portal Cidadão pelos sites www.transurbrp.com.br e www.transerp.ribeiraopreto.sp.gov.br – onde podem emitir boleto bancário para efetuar o pagamento, após o que os créditos estarão disponíveis em 48 horas.

O diretor superintendente da Transerp, William Latuf, explica que tais facilidades contribuem para estimular o uso dos cartões eletrônicos e, assim, evitar o pagamento de passagem em dinheiro a bordo do ônibus, prática esta que compromete a regularidade e a pontualidade do serviço de transporte, além de torná-lo alvo de ações criminosas.

A nova rede de comercialização dos créditos comuns para os cartões “NOSSO” abrange 100 estabelecimentos comerciais, cujos endereços podem ser obtidos nos referidos sites ou pelo telefone 118 – Transerp.

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=17184

Cravo de Defunto X Dengue e Insetos






Excelente repelente de insetos é feito usando o Cravo-de-defunto. Vamos pegar cerca de 200g de folhas e talos novos da planta, fatiando tudo em pedaços pequenos e triturando na função pulsar do liquidificador, ou macerando num pilão desses pequenos se você possuir algum em casa. Em seguida colocaremos a massa obtida pela trituração ou maceração dentro de uma garrafa de vidro escuro, adicionar um litro de álcool de uso doméstico, tampar com uma rolha e guardar a infusão em lugar distante da iluminação solar direta. Após um dia de repouso já pode ser utilizada, sugerindo-se agitar a infusão antes de coar a quantidade necessária. A base é de 100ml da infusão coada em pano de algodão limpo, para cada dois litros de água pura pulverizando em seguida as plantas do orquidário. A vantagem da infusão alcoólica é que poderemos fazê-la em quantidade maior, acondicionando em garrafas esverdeadas dessas de vinho para tê-la à mão já pronta e sem perder a validade por mais de um mês. A sugestão é fazer no máximo 01 litro para orquidário doméstico, já que 01 litro da infusão no álcool rende 20 litros de calda pronta misturada a agua pura. Conforme o tamanho do orquidário faça a proporção para quantidades maiores ou mesmo menores. Havendo espaço à volta do orquidário, plante bordaduras de cravo-de-defunto, ou faça vasos com sacos plásticos de mudas, colocando-os espalhados nas bancadas.

Nome da Planta:

Dentre outros nomes científicos o cravo-de-defunto é mais conhecido nas espécies Tagetes erecta, T. patula e T. lucida e nominado popularmente noutros idiomas como cravo (português), tagete (francês e italiano), marigold (inglês), clavel de indias (espanhol), tem sido elevado à categoria de auxiliar no TRATAMENTO DA DENGUE.


O chá:

O cravo amarelo, conhecido popularmente como cravo de defunto, é baratíssimo e ecologicamente correto. Possui tons variados chegando ao laranja e suas folhas têm um cheiro inconfundível, que espanta o mosquito da Dengue.
O chá não tem cheiro nem gosto e os sintomas da doença (febre e dor) desaparecem em duas a três horas, normalmente.
Ajude a divulgar a cura da dengue pela medicina naturista. O nome cientifico do cravo amarelo é targetes erectus linn, que possui princípio antiviral eficaz contra o flaviviridae (vírus da dengue). Em muitas cidades é possível encontrar essa planta em floriculturas, praças, canteiros de avenidas e jardins. Também é comum encontrarmos nos quintais de casas da periferia. Em lojas especializadas, pode-se comprar sementes para plantar.

Com o chá, em curto espaço de tempo, o dengoso não terá mais febre, dores em todo corpo, ânsia de vômito, etc., e não transmitirá o vírus para outras pessoas.

O chá cura mesmo !!!

O chá pode ser tomado puro ou adoçado. O paracetamol pode ser tomado juntamente com o chá para aliviar a febre e as dores, imediatamente. Há registro de uma mulher grávida que não tomou o chá e perdeu o bebê.
Jä em outro caso, a mulher grávida contraiu dengue, sua médica autorizou-a a usar o chá. Ela se livrou da dengue e toda gravidez transcorreu normalmente. .

Outros nomes populares: botões-de-solteirã o, cravo, cravo-francês, rosa-da-índia, tagetes e tagetes-anão. French marigold (inglês), clavel de índias (espanhol), marigold (francês), tagete (italiano).
Constituintes químicos: carotenóides, cineol, linalol, carvona, ocimeno, dextra-limoneno, fenol, anetol, eugenol, quercetagetina.
Propriedades medicinais: analgésica, aperitiva, antiespasmódica, anti-reumática, antitussígena, imunoestimulante, laxativa, peitoral, pesticida natural, purgativa, sudorífera, vermífuga.

Indicações: acne, aliviar problemas pancreáticos e de ouvido, angina, aumentar a resistência imunológica, autismo, bronquite, cólicas uterinas, crianças com deficiência mental, espantar insetos (pulgões, formigas, pernilongos) , espasmo, furúnculo, dores reumáticas, melhorar o apetite, prisão de ventre, problemas de aprendizagem, resfriado, reumatismo, sudorífico, tosse, vermes e DENGUE.

Obs.: usado como floral: em choques emocionais, traumas, mágoas, debilidades sensoriais.

Parte utilizada: folhas, flores.

Contra-indicaçõ es/cuidados: não há registro.

Efeitos colaterais: não há registro.

Modo de usar para dengue: faça um chá, fervendo durante dois minutos cerca de 20 galhos em meio litro d´água. Tome morno, um copo pequeno (não tem gosto algum), a cada hora.

Fonte:
http://acuranatural.blogspot.com/2009/05/res-tudosobreplantas-dengue-tem-cura.html