Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paróquia protesta com abraço ao Parque Tom Jobim


 20 de Outubro de 2010 - 23h11

Paróquia protesta com abraço ao Parque Tom Jobim

Ato pretende alertar para abandono de área da zona Norte


Moradores dos arredores do Parque Tom Jobim, na zona Norte de Ribeirão Preto, prepararam para a próxima sexta-feira um abraço solidário à área de lazer, para chamar a atenção ao descuido com o parque. O evento está marcado para as 20h20, e o padre Amauri Sergio Marques, organizador do encontro, espera 1,2 mil pessoas.
Marques é padre da Paróquia São Benedito, do Jardim Procópio. A igreja, localizada na rua Américo Batista, é praticamente circundada pela área, que tem lagos e mananciais naturais. "É um local que poderia ser maravilhoso, mas, com o passar do tempo, o parque foi aos poucos esquecido", diz o pároco.
Sinais deste esquecimento estão presentes, por exemplo, em pontos depredados dos alambrados que circundam o parque ou o lago e nos quiosques, desgastados pela ação do tempo ou mesmo quebrados.
Segurança
A ausência da Guarda Civil Municipal também é lembrada. Eles estão presentes nos parques Curupira e no Luís Carlos Raya, por exemplo. "Tudo é levado para a zona Sul. Aqui na zona Norte só plantam bananeiras", diz o taxista Itama Pereira Nazareth, de 50 anos. Ele e a mulher foram vítimas de assalto dentro do Tom Jobim em 2009.
O casal acabou por se afastar do parque e apenas retornou com o horário de verão. O tráfego de ciclistas também é lembrado.
"Nos outros parques, só anda de bicicleta até os 10 anos. Aqui, temos de desviar de marmanjos", diz.
O evento desta sexta ainda terá apresentações de banda marcial e da escola de samba Embaixadores dos Campos Elíseos.
Outro lado
A secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, nega que o parque esteja esquecido e diz que há um projeto de revitalização para o local em andamento.


Nenhum comentário: